Click for Lisbon, Portugal Forecast

sexta-feira, julho 15, 2005

Prazer alternativo


Prazer da Carne Posted by Picasa

Nham, nham! Apetitoso, não?

Bem, mas nem só destes prazeres vive o Homem! Assim, e porque a vida moderna a tanto "obriga", têm aparecido boas e variadas alternativas a este gosto de, calmamente, degustar um suculento naco de carne.

Descobrimos nesta última semana de férias, passada na movimentada capital nacional, três conceitos de "fast food" que queremos aqui destacar. O primeiro destaque vai para:

"Go Natural": Ementas ricas em fibra e minerais antioxidantes, nutritivas e equilibradas, com baixo teor de gordura! Será possível ter prazer comendo disto? Por supuesto! "Go Natural" responde à questão trazendo-nos menús coloridos, bem apresentados, em espaços apelativos e confeccionados com algum requinte e diversidade. Que tal uma sopa de bróculos e parmesão? Ou de cogumelos e alho francês? E um "sandwiche" ou um "wrap" de mozzarela, tomate e manjericão ou talvez de salmão, rúcula e maionese de wasabi? (!)

Se preferir massas as sugestões são inúmeras, por exemplo, farfalle com pesto de rúcula e parmesão ou fusilli com camarão, tomate, coentros e cebola. Mas há mais, muitos mais pratos que abrem o apetite e ementas que incluem sobremesas (sim senhor!) sempre variadas e...naturais! Parece impossível, mas é verdade. Nós experimentamos e gostámos, porque nos sentimos "saciados" mas "cumpridores" e percebemos que a alternativa existe. Acompanhada de sumos naturais, naturalmente (o pleonasmo justifica-se!) Tudo isto é ainda melhor dado que os preços são bons e os espaços são "logo ali", para aqueles dias em que a ida à capital é necessária ou desejada.

"Comer bem nunca foi tão natural", nos "Go Natural" do Amoreiras Plaza, do Atrium Saldanha, do Oeiras Parque ou do Holmes Place (abre a 5 de Outubro).

O segundo destaque vai para:

"Quasi Pronti": Massas de todos os tipos, confeccionadas à frente do cliente, com os ingredientes por este escolhidos. Sempre "al dente", com apuro nos temperos e grande variedade de ingredientes à escolha do freguês (cogumelos, fiambre, salmão, bacon, etc.). A "cobrir", com manjericão, azeitonas, coentros, salsa, oregãos. "Not too bad", para "Fast Food". Neste caso a amesendação não é "lá dentro", infelizmente, mas ainda assim parece estar a cumprir o lema de "servir bem para servir sempre!" - Apetece depois de uma sessão de cinema com as crianças no Oeiras Park!

A medalha de bronze vai para:

"Alentejo": Comidinhas alentejanas à volta do pão, do azeite e do alho. Estas não provámos, mas pareceu-nos tudo bem "embrulhado" e verdadeiro... à vista, claro! Para quando a saudade de casa já apertar... (C.C. Colombo e Almada Fórum)

A alternativa, afinal, existe....Com prazer!