Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, julho 05, 2005

Sobre as Conchas


Conchas da Meia Praia Posted by Picasa

Tal como qualquer acepipe gastronómico, as conchas provocaram-me, desde muito cedo, um fascínio ainda por explicar. Talvez por ter sido coincidente com a descoberta de um amor (falo da minha lacobrigense), igualmente me apaixonei por este maravilhoso capricho da natureza, que são as conchas.

Com grande azafama, fizesse chuva ou sol, lá andava eu (mais a minha lacobrigense) de olhos no chão, com o afinco de apanhar algo, que só eu pensava encontrar, por ser único. Era uma relação de descoberta pura, tal como o amor que nutria pela minha amada.

Passados estes anos (quase 16), os meus amores cresceram (em quantidade), pois que já temos uma "conchinha", e amadureceram. Após ter encontrado quase todos os espécimens que proliferam pelas nossas praias e baías, tentei em vão catalogá-las, classificá-las e arrumá-las.

Tarefa ingrata, pois após estes anos cheguei à conclusão que não passava de um mero aprendiz de coleccionador (malacologista). Decidi então expô-las, facto que produz um excelente efeito decorativo na nossa sala. A escolha foi complicada. Mas tendo encontrado uma mesa de centro em madeira exótica, com tampo de vidro, verifiquei que o resultado foi positivo. E lá estão, quais musas da natureza, a exibirem as suas formas e cores sóbrias, mas ao mesmo tempo estonteantes!

Pera quem as conchinhas ruivas cavo na praia, os brancos búzios apanhando? Pera quem, de mergulho no mar bravo os ramos de coral venho arrancando?

Luíz Vaz de Camões

1 Comments:

At quinta-feira, julho 07, 2005, Blogger sónia said...

O vosso amor é uma inspiração, sabiam? ;) Bejus

 

Enviar um comentário

<< Home