Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, maio 16, 2005

"Tradición" de René Barbier Classic 2002

Sabemos que há em Portugal vinhos de alta qualidade, de norte a sul do país. Do Dão à Bairrada, do Ribatejo ao Alentejo, muitos são na verdade os bons vinhos portugueses. Um dia destes, dedicaremos um texto ao tema "Vinhos", no qual procuraremos aprofundar um pouco este assunto, ou melhor, a nossa modestíssima opinião sobre o mesmo.
Salvaguardando o que foi dito acima, deixem-nos chamar a V. atenção, neste pós-almoço, para um vinho produzido e "embotellado" em Espanha. É o René Barbier, Classic 2002, elaborado a partir de três castas típicas da região "del Penédes". Tão harmonioso de aroma e sabor, que o difícil foi parar. "Não posso comer mais favas"*, foi a desculpa para saír da mesa e desviar o olhar do que ainda restava na garrafa.
A grande surpesa é o preço. Por cerca de 3 euros (pasme-se) compra-se este vinho. Também por um preço aproximado, compram-se óptimos néctares dos nobres "frutos da videira", provenientes do Chile ou da Califónia!! **
* Por falar em favas (agora que ainda é tempo delas), com rodelas fininhas de chouriço e pequenos cubos de toucinho fumado, comem-se que é uma festa! Pormenor de grande importância: só devem ser colocadas no tacho, quando neste já "murchou", ligeiramente frita no azeite alentejano, a "boneca"- raminho verde- escuro composto por folhas de alho, coentros e hortelã, atados a preceito com uma linha ao redor, em jeito de cintura... - Que cheirinho e que sabor!!
** Por falar em nobres "frutos da videira", quem não viu o filme Sideways deverá fazê-lo já!