Click for Lisbon, Portugal Forecast

sábado, maio 07, 2005

Laura Esquível: "Como Água para Chocolate"

Romance admirável e que surpreende a cada instante, pela revelação do prazer dos sentidos e pela liberdade criativa da mulher. Em volta da mesa e das receitas fora do comum é possível celebrar a vida e chegar a um êxtase conseguido através de temperos e de odores. Há momentos verdadeiramente especiais nesta obra, os quais nos permitem soltar a imaginação e a vontade. O que aqui surge como mais belo e admirável, é o poder determinante das combinações culinárias e espirituais que culminam em receitas cujos efeitos são totalmente inesperados.

Os chiles em nogado, por exemplo, que depois de degustados provocam sintomas de desejo incontrolável:
" (...) Reconheceu imediatamente o calor nas pernas, as cócegas no centro do corpo, os pensamentos pecaminosos, e decidiu retirar-se com o marido antes de as coisas chegarem a mais. (...) Quando Tita e Pedro se aperceberam só restavam no rancho John, Chencha e eles os dois. Todos os outros já se encontravam no local mais afastado a que puderam chegar, fazendo amor desenfreadamente". Ilustrativo e revelador do poder afrodisíaco dos alimentos, quando cozinhados com paixão, claro!

Este é um livro de risos e prantos, amores e desamores, tristezas e alegrias. Também de morte, mas essencialmente de vida: a tia-avó de Tita continuará a viver enquanto houver alguém que cozinhe as suas receitas!

E assim se renasce através da comida, dos sentidos e das palavras!

Nota 1ª)
Chiles - Nome genérico de uma enorme variedade de pimentos e malaguetas, existentes no México, cada um com sabor e picante diferentes.

Nota 2ª)
Caro Nikonmann, é evidente que acertou em cheio. Atento e conhecedor, conforme é seu apanágio!
Quanto ao que ganhou, lamentamos informar que não nos é possível oferecer-lhe uma noite free of charge na Pousada:-))
Mas preço de amigo, seguramente podemos conseguir-lhe! Quando quiser vir, teremos muito gosto em sensibilizar quem de direito no sentido de facultar-lhe o melhor acolhimento ao mais baixo preço. Para que possa pernoitar com a sua cara-metade no Paço-Acastelado dos Barões, acordar ao som dos pavões e, quem sabe, provar uma iguaria cujo efeito seja tão surpreendente como o das Tortas de Natal ou Chiles em Nogado da tia-avó de Tita!!

2 Comments:

At domingo, maio 15, 2005, Blogger sónia said...

Um livro inesquecível! :)

 
At sexta-feira, setembro 23, 2011, Blogger Tiago M. Franco said...

É um livro que nos deixa com um sorriso nos lábios. Pode não ter a profundidade de outros autores, mas compensa no prazer que nos da a sua leitura.

 

Enviar um comentário

<< Home