Click for Lisbon, Portugal Forecast

quarta-feira, março 30, 2005

Praça Velha

No coração da Beira Baixa (falo óbviamente(!) de Castelo-Branco), foi com algum espanto que encontrámos "O Restaurante" que há muito procurávamos por estas paragens. Praça Velha assim se chama este local de bem servir! O nome, o local, o serviço, o ambiente, os empregados e os pratos fizeram justiça ao que procuravamos. Até o tempo estava propício para aquele jantar, com a chuvinha a cair harmoniosamente e com comensais em número suficiente para criar "ambiente".
Os pratos escolhidos revelaram-se óptimos: Tornedó Rossini e Bacalhau à Braz, acompanhados por um vinho tinto Piriquita de 99 (soberbo), que "aveludou" o Tornedó e "envolveu" o Bacalhau através do seu perfume enebriante. As entradas e as sobremesas, dispostas numa mesa central, encontravam-se disponíveis em regime de buffet. Apetitosas e apresentadas discretamente, foram o excelente complemento da oferta apresentada. O serviço, sempre formal mas sem nunca atingir qualquer tipo de "rigidez", foi profissional q.b. A sala tinha um tecto em madeira antiga, uma luz ambiente da melhor que já usufruimos e uma lareira ao fundo. Toda a decoração era simples, mas requintada.
O aspecto menos positivo foi a música. Sem alma, num estilo... aleatório e pouco perceptível. C'est domage!
Tudo o resto fez com que sentissemos que é local merecedor de uma nova visita. Com preços acessíveis, serviço de bar mesmo ao lado e todos os predicados apontados acima, é certamente uma Praça que, "apesar" de Velha, deve ser revisitada!