Click for Lisbon, Portugal Forecast

quarta-feira, abril 27, 2005

A Sul da Lusitânia

O Restaurante Sulitânia apelida-se como Casa de Comes e Bebes. Contudo, é muito mais que uma simples casa onde se come e se bebe! É um verdadeiro "oásis" em terras alentejanas: no que respeita à arquitectura, decoração, design e serviço.
No Vimieiro e numa rua muito discreta, encontrámos um verdadeiro lugar de "culto" para qualquer comensal... que se preze de o ser.
Com uma arquitectura de linhas direitas, é um local onde a decoração e a arte do manjar se conjugam numa harmonia reconfortante. Espaço simples mas algo sofisticado, que mais não seja pelo belo piano, bem "arrumado", num pequeno recanto. A música, apesar de não emanar do dito, é "jazzy" e constitui o melhor acompanhamento sonoro que desejar se possa.
Dispõe de uma garrafeira apetecível (tintos e brancos), onde os néctares alentejanos são reis, com particular destaque para o tinto de Pias, que provámos. Quanto a entradas, foi a Alhada de Raia a que mais nos agradou. Dos pratos principais, mais do que as Burras Assadas (bochecha de porco no forno), foi o acompanhamento de Arroz de Feijão com Pataniscas estaladiças e fininhas que nos "encheu a alma".
Quanto ao serviço, personalizado e discreto em dose moderada, revelou-se numa empatia entre quem recebe e quem chega. Divido por duas salas, uma no piso inferior e outra no 1º andar, o restaurante não dispõe de mais de 50 lugares sentados. O balcão num estilo "taberneiro", apresenta uma montra com entradas e sobremesas apetecíveis.
Com um bom rácio qualidade/preço e todos os predicados da arte de bem receber, é casa para voltar, com amigos ou tão só (o que já não é pouco!) para "namoriscar" com a nossa alma gémea.

2 Comments:

At domingo, maio 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

Benvindo à blogofera! Soubemos do seu aparecimento através do praça da república. Saudação especial por ser de Alvito, de onde é também o alvitrando,cuja referência agradecemos. Oxalá a "blogosalvito" se desenvolva, porque poderá ser mais um factor de divulgação do Concelho.

 
At quarta-feira, maio 04, 2005, Blogger Vicktor Reis said...

Que bela referência aos comeres alentejanos que tanto encantam o pessoal aqui da Oficina. Além do mais, o Sulitânia é um sonho de um amigo grande da blogoesfera, o Isidoro de Machede que pelo Alentejanando vai deixando belas páginas de afectos. Um abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home