Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, maio 02, 2005

Entardecer em Viana, no "Fonte Figueira"

Foi bonito o entardecer!
Era Dia da Mãe e, já que esta não tinha almoçado em família (Ovibeja a quanto obrigas!) foi convidada a ír "jantar fora"!
Convite aceite, claro! "Tem é que ser perto que estou muito cansada...." Pedido aceite, óbvio: "É já ali"!
Foi assim que voltámos a um restaurante já muitas vezes visitado, mas onde não íamos há dois ou três meses.
O "Fonte Figueira" à entrada de Viana do Alentejo (lado direito de quem vem de Beja), prima pela diferença, isto é, não tem uma "alentejanice" muito óbvia, apesar de estar em pleno Alentejo. E nós, que gostamos tanto de comidas (e bebidas!) alentejanas, por vezes sentimos necessidade de ...variar, naturalmente!
O entardecer estava bonito e quase convidava a ficarmos logo ali fora na simpática esplanada. Mas, como havia um pedido da filha (por cumprir há que tempos) de jogar snooker com os pais(!), entrámos na sala anexa ao bar e ao restaurante, levados pela voz quente de Diana Krall. Sózinhos naquele espaço amplo, com paredes cor de laranja, luz pela janela em quantidade suficiente para dar um ambiente "cosy" e levados pela onda musical, pedimos duas imperiais e um sumo de laranja natural (para a "piquena") por forma a ír entretendo o jogo. Imperiais bem tiradas e sumo de laranja verdadeiro, satisfizeram o palato e acompanharam muito bem o "snooker a 3 mãos".
O calmo, simpático e educado anfitrião (qualidades dificeis de reunir em alguém que é ao mesmo tempo proprietário e "empregado"), chamou-nos à mesa da sala de jantar (de tectos altos forrados a madeira clara e paredes também alaranjadas), onde chegaram em simultaneo os "Lombinhos à D. Maria". Prato apreciável pela grande qualidade da carne e pelo saboroso molho, diferente em sabor e textura de muitos outros que nos têm sido apresentados (com natas é certo, mas com segredo nos acrescentos, o que o torna distinto e só comparável por estas bandas ao do "Vila Velha"). As batatas muito boas, finissimas e em rodelas, fazem lembrar as das nossas mães (queridas mães que dantes parece que tinham todo o tempo do mundo para nos cozinhar pratos perfeitos). A salada multicor e bem "avinagrada" não tinha falta de nada, nem da couve roxa que tão bem faz aos olhos e ao coração! A imperial tinha servido tão bem os propósitos (nosso e dela), que com ela continuámos, até porque a essência de cevada muitas vezes acompanha (quase) tão bem como o vinho, certos sabores do entardecer.
O serviço de apreciada gentileza fez-nos sentir confortáveis e bem dispostos do principio ao fim. O mesmo valeu para a música: o café foi tomado ao som do eterno Miles Davis. Que maravilha!
Chegáramos ao entardecer. Por isso, e porque os Dias da Mãe são sempre em véspera de ír à Escola, saímos também cedo. Ainda houve tempo para a filha ír a correr, apanhar uma papoila e oferecê-la à mãe como último presente do dia. (Não é verdade! O último presente do dia foi o beijo e o sorriso, dois em um, antes dela se virar para o lado e adormecer)!
Quando os jantares "caem" tão bem, tudo parece ainda melhor.
Recomendável este "Fonte Figueira", já se vê. Para aqueles dias em que é preciso fugir um pouco às migas e ao cante...

Nota: Também recomendável para apreciadores de pintura ou fotografia. É que, de vez em quando, as paredes ficam mais bonitas por causa dos trabalhos ali expostos.

3 Comments:

At terça-feira, maio 03, 2005, Anonymous Anónimo said...

Engraçado, já passei por esta estrada vezes sem conta e nunca reparei nesse restaurante(quando se refere á estrada que vem de Beja será a saída do IP2 em Portel em direcção a Viana mesmo á entrada da povoação ?)
Apenas me recordo de um mas na estrada que vem de Alvito para Viana, do mesmo lado direito.

 
At terça-feira, maio 03, 2005, Blogger Aníbal Reis Costa said...

Muitos parabéns pelo blog e pela "qualidade gastronómica" dos posts.
O seu blog já está disponível em http://blogsnossos.250free.com

Um abraço dos

Blogs do Baixo Alentejo

 
At quarta-feira, maio 04, 2005, Blogger Monteiro said...

Trata-se efectivamente do Restaurante à entrada de Viana do lado direito de quem vem de Alvito. Beja foi indicado para ser mais abrangente...

Agradecemos a questão!

 

Enviar um comentário

<< Home