Click for Lisbon, Portugal Forecast

sábado, maio 19, 2007

IVª edição do Festival Islâmico em Mértola


Logo na manhã de Sábado se percebia que o dia iria ser quente. E correspondeu quase plenamente ao esperado, não fossem umas nuvens de sudoeste que a meio da tarde apareceram, mas que até serviram para amenizar a temperatura abafada. Bem a tempo do passeio de barco pelo Guadiana. A espera tão longa é que não se entendeu, pela dimensão que o Festival já apresenta e porque, já se sabe, os visitantes estão sempre ansiosos por algo diferente. Esperar mais de uma hora não é aceitável. Para o próximo Festival, seria bom estarem ao dispôr dois barcos.
Quanto a outras actividades, pensamos que tudo correspondeu às expectativas do mais ávido dos visitantes. Os sons, os cheiros, as côres, os sabores, as imagens, associadas a tantas actividades (exposições, música e dança, colóquios) culminando num Souk pleno de vida. O conjunto provocou certamente sensações de pleno êxtase a todos que por lá passaram.
Quanto às comidas, destacamos (da Galeria do Desassossego) o Stiffado (cozinhado com carne de porco, vinho tinto, cravinho, passa e canela) pelo seu sabor mesmo oriental. Não chegámos a provar o Gyro, mas não deixámos de provar um Kebab de borrego. A linguiça com ovos mexidos e os cogumelos de coentrada mereceram também apreciação. No final uma apetitosa canja de galinha com muita hortelã, saciou o nosso apetite. Até 2009! Seguramente.