Click for Lisbon, Portugal Forecast

domingo, abril 15, 2007

Você e Eu

Já o ouvi três vezes seguidas e ainda não estou cansada.

É sempre assim comigo quando gosto muito. Ouço tudo várias vezes, até as melodias e os poemas não terem hipótese alguma de saír cá de dentro.


Foi assim com o Ulisses da Cristina Branco, com o Lisboa que Adormece da Paula Oliveira e do Bernardo Moreira, com os dois que temos da Jacinta (agora não me lembro dos nomes), com o Crude da Joana Machado, com o Tender Trap da Marta Hugon...

Mais recentemente também com o Mundo do Rodrigo Leão (que ouvi práticamente dois meses seguidos, intercalado com algum Caetano Veloso- sempre revisitado- e nos dias de excited mood também intercalado com Donna Maria e o seu Sabe Bem... (onde andarão estes jovens?)


Agora, culpa do Luís :-) chegou-me às mãos e aos ouvidos a Teresa Salgueiro & o Septeto de João Cristal e pronto, não consigo deixar de ouvir!


Teresa com a sua voz de cristal a cantar temas lindos, maravilhosos de António Carlos Jobim e Vinicius de Moraes (Insensatez, A Felicidade, Modinha), Vinicius de Moraes e Chico Buarque (Valsinha), Vinicius e Carlos Lyra (Você e Eu, tema que dá nome ao CD), Ary Barroso (na Baixa do Sapateiro) e de outros autores tão conhecidos e apreciados, deixa-me extasiada e assim "meia boba" de tanta vontade de continuar a ouvir... "Eu tenho uma casinha lá na Marambaia/Fica na Beira da Praia.... " e "Quero viver quero sambar até sentir a essência da vida me tocar..." e "Eu vou pr'a Maracangalha eu vou..."


Teresa Salgueiro dispensa qualificações e apresentações. E é nossa, é de cá, que bom!

O Septeto de João Cristal é de lá do Brasil, mas passa a ser nosso também através deste feliz encontro e do maravilhoso acompanhamento e enleio com a voz de Teresa. Coro feito por duas vozes femininas, Violão, Contrabaixo, Sax e Clarinete (insinuantes!), Violoncelo, Bateria, Piano.


Obrigada por me (nos) darem este prazer pois (tal como Teresa Salgueiro), desde miúda "que gosto de ouvir o som da língua portuguesa na música brasileira"...


Ainda bem que estes grandes músicos partilham a sua alegria, a sua generosidade e a sua elevada qualidade connosco!