Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, maio 14, 2007

Saladas.come


"A salada faz o pai"! Há uns tempos, eu não "sonharia" ter tal responsabilidade! O facto é que "elas" é em mim que delegam a nobre tarefa. Agora que o calor vai apertando (ou que deveria apertar), sabe bem no final de um dia cansativo preparar e confeccionar uma bela salada. Foram os tempos que passei na Ibersol que me conferiram alguma aprendizagem...
De facto, não têm muito que saber. O segredo está no aproveitamento de alguns (bons) "restos", bem como nas bases, quer sejam de peixe ou carne. Normalmente, é mais utilizado o peixe e seus sucedâneos (crustáceos ou moluscos). De carne são mais utilizadas as aves, nunca esquecendo as massas que se prestam bastante bem para o caso. Os vegetais é claro que se encontram sempre presentes: alface, tomate, alho francês, rúcula, pimentos cozidos, chalotas, pepino, cenoura, entre outros que podem ser utilizados.
Para temperar existe um manancial de molhos, mas não são estes produtos compostos os que apreciamos. Preferimos o azeite, flor de sal, vários tipos de pimenta, vinagre balsâmico, oregãos, salsa, tomilho, noz moscada... Muito se pode fazer com uma refeição às base de saladas. Para o jantar não há melhor. Com um bom vinho branco, a digestão faz-se natural e fácilmente.
Saboroso, económico e do agrado delas (pelo menos das "minhas").