Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, janeiro 03, 2006

"Na Roça com os Tachos" - Magia de São Tomé


Na Roça com os Tachos Posted by Picasa

"Mãe, mãe anda ver! Já começou! Tenho aqui o papel e a caneta!" Foi assim em alguns dias das férias do verão de 2004 e repetiu-se em 2005. Agora já não temos que tomar (tantas) notas. O Pai Natal cá de casa trouxe o livro e assim a roça e os tachos entraram-nos, ainda mais, pela porta dentro. E nós gostamos. Para começar dos nomes dos temperos e ingredientes: pimpinela, maquêquê, tuá-tuá, mussua, óssame, micocó... nâo têm um som maravilhoso? E acreditamos no autor (grande comunicador!) João Carlos Silva quando diz: " já sabe: se não tiver algum, não desista, invente"!!

Tem receitas simples mas ao mesmo tempo requintadas, pela magia do namoro dos temperos. O cozinhador de sonhos e sabores oferece-nos ainda fotografias com vida e até poesia. Gastronomia pode sempre rimar com poesia.

Tal como o programa, este é um livro que dá a conhecer as roças de São Tomé e Príncipe e revela que a produção que ali existe é óptima para criar petiscos, "mostrando afinal que a cozinha pode ser para todos, até mesmo para os que jamais ousaram estrelar um ovo".

"Lindo, Lindo, lindo"! diz João Carlos Silva e nós apoiamos, pois quando as coisas são feitas com amor, carinho e entrega, "só tem que dar certo"! Agradecidos.