Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, dezembro 20, 2005

Taiwan delicatessen


Cantonese "Set-dining"
Making the Best of Taiwan's Culinary Legacy Posted by Picasa

Esta é a uma forma de recordar e homenagear os amigos que fizemos quando trabalhámos na Câmara de Comércio de Taiwan em Lisboa. Gente com origens numa terra que poucos conhecem e que muitos confundem com a Tailândia... ou com outro país do extremo oriente...

Chineses (iguais) mas "diferentes" estes, que anseiam por autonomia e que gostariam que no Ocidente os vissem não apenas como uns "malucos" que se batem no Parlamento ou que sofrem o efeito devastador dos tufões... ou ainda como os que fazem "aqueles produtos sem qualidade made in Taiwan"...

As comidas de Taiwan, por exemplo, são algo distintas das da "Mainland China" e há em Portugal muito poucos "taiwanese restaurants"... Lembramo-nos de dois bons: um na Av. Santos Dummond (à Praça de Espanha), outro perto do Largo da Igreja.

Apesar de terem já passado cerca de 6(!) anos, lembramo-nos que nos recomendavam que optássemos por sopas em vez de crepes e que escolhessemos outros pratos que não o porco agri-doce e a galinha com amêndoas! A cozinha chinesa em geral e a taiwanesa em particular, têm muitos e bons sabores que, muitas vezes, são confeccionados em qualquer restaurante, mas que é preciso ousar experimentar. Pratos com tofu, com molho de ostras, cogumelos shitake, pratos com seitan (trigo), são menos comuns mas muito saborosos. O ginseng, tempero proveniente de uma raíz, aparece nos pratos de peixe e assegura-lhes igualmente um óptimo paladar.

Este final de semana recordámos tudo isto, pois as nossas duas visitas (mãe e filha) fizeram-nos regressar a um pedaço de passado em que fizemos muitas descobertas felizes. Beijos enormes às nossas amigas Sofias Tchung!

4 Comments:

At sexta-feira, dezembro 30, 2005, Blogger António Caeiro said...

Desejo a todos um BOM ANO DE 2006, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla bla, bla, bla, bla, bla, bla bla, bla, bla, bla, bla, bla, com muita saúde e algum dinheiro.

:)

Um abraço.

 
At domingo, janeiro 01, 2006, Blogger Lumife said...

Regressei às lides blogueiras o que quer dizer ao convívio dos amigos.

Agradeço, sensibilizado, os comentários amáveis, os votos implícitos e os parabéns pelo nascimento da minha neta Carolina.

Retribuo esses gestos de amizade desejando um Feliz Ano 2006 extensivo à Família.

Beijo especial para a Inês e abraços para os Pais.

 
At segunda-feira, janeiro 02, 2006, Blogger alvitrando said...

Espero que o novo ano, agora começado, permita a concretização dos principais objectivos e sonhos.

 
At terça-feira, janeiro 03, 2006, Blogger sónia said...

Feliz 2006 aí para casa!!!!!!!!! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home