Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, novembro 21, 2005

O Barro, no Redondo


Vinho Roquevale. Das faldas da Serra D'Ossa Posted by Picasa

Finalmente apetece falar do "Barro", no Redondo.

Tínhamos lá ido há uns 8 anos (lembramo-nos bem, pois a miúda fez uma birra daquelas típicas de quando se começam a sentar à mesa...) Na altura, foi para esquecer. Agora até já apetece lembrar, sorrindo, pois as birras no presente são outras!

Adiante. Na altura ainda estávamos longe de pensar que viríamos viver para o Alentejo, mas já gostávamos de alentejanices das boas. "O Barro" foi-nos recomendado pelos donos da Casa de Terena (no Alandroal), onde ficáramos alojados naquela escapadainha de fim de semana. E já na ocasião (apesar do "pesar" birrento), gostámos bastante do local, do acolhimento e da simpatia do propietário, para além do sabor das comidas feitas com os paladares da terra a que (ainda) não estávamos habituados.

Quisemos pois, há uns quantos domingos, recordar o sentir do "Barro". Repetiu-se a sensação de calor, de conforto e reforçámos a ideia do bom serviço e da decoração esmerada pela simplicidade do requinte. (Re) encontrámos as suas duas airosas salas (a de baixo e a de cima), as paredes com bonitas fotografias antigas, as flores naturais na mesas e uma ementa com genuinos pratos alentejanos. (Re) encontrámos o savoir-faire do proprietário (homem com muito mundo ou não fosse ele piloto da TAP), que tem no "Barro" um amor e no Redondo uma terra de regresso(s).

Comemos umas migas de espargos excelentes, provámos também uns carapauzinhos fritos com um arroz de tomate divinal e bebemos um tinto da Fundação Eugénio de Almeida. E de repente, também nós viajámos, apesar de estarmos bem no centro do Alentejo. Percorremos caminhos, memórias e outros momentos saborosos como aquele. E a menina birrenta da outra vez, esteve naquele domingo muito mais tranquila, pois migas também já é uma daquelas "coisas de comer" que mais aprecia. A magana!

Procurem o "Barro" do Redondo e aproveitem para visitar a Enoteca e o Museu do Vinho. Vale a pena passar uma tarde de Domingo assim!