Click for Lisbon, Portugal Forecast

domingo, outubro 23, 2005

Conchas II


Cefalópode, Argonauta Nodusa, Lightfoot Posted by Picasa

Quem, durante um passeio pela praia não apanhou já, na areia, uma concha trazida pelo mar?

Para alguns, como nós, foi o início de algo arrebatador. Concha após concha, num crescendo estonteante, sentimos uma vontade de juntar mais e mais conchas. Assim nasceu algo que nunca terminámos, pois existirá sempre mais uma conchinha para se juntar às milhares que possuímos. Para quem desconhece, o nome científico desta "mania" é Malacologia. Tudo por culpa dos pequenos bichinhos que ao longo dos milhões de anos de desenvolvimento, conseguiram segregar uma substância (conchiolina), que conjuntamente com carbonato de cálcio e outros minerais por eles sintetizados a partir da água do mar, formaram as conchas rijas e coloridas.

Para terminarmos, estão generalizadas cinco classes de moluscos marinhos, onde se destacam os Gatrópodes, Bivalves, Escafópodes, Cefalópodes e Anfineuros.

Lembrem-se, nem todas são comestíveis, algumas são até bastante venenosas. Comecem por comprar um livro, porque se gostarem, garantimos que durante uma década nada mais vos arrebatará.

2 Comments:

At terça-feira, outubro 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

São lindas. Sobretudo se estiverem bem cuidadas e apresentadas. Sei que ficam bem, por exemplo, debaixo do tampo de vidro de uma mesa de sala. Também guardo algumas em resultado dos meus mergulhos de apneia, outras que me piscam o olho nas feiras de Verão...

 
At terça-feira, outubro 25, 2005, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Acho que já vi uma rica colecção de conchas ...
É interessante aprender todos os dias mais qq coisa. E aqui aprende-se sempre.

até breve

abraços

 

Enviar um comentário

<< Home