Conchas II
Cefalópode, Argonauta Nodusa, Lightfoot
Quem, durante um passeio pela praia não apanhou já, na areia, uma concha trazida pelo mar?
Para alguns, como nós, foi o início de algo arrebatador. Concha após concha, num crescendo estonteante, sentimos uma vontade de juntar mais e mais conchas. Assim nasceu algo que nunca terminámos, pois existirá sempre mais uma conchinha para se juntar às milhares que possuímos. Para quem desconhece, o nome científico desta "mania" é Malacologia. Tudo por culpa dos pequenos bichinhos que ao longo dos milhões de anos de desenvolvimento, conseguiram segregar uma substância (conchiolina), que conjuntamente com carbonato de cálcio e outros minerais por eles sintetizados a partir da água do mar, formaram as conchas rijas e coloridas.
Para terminarmos, estão generalizadas cinco classes de moluscos marinhos, onde se destacam os Gatrópodes, Bivalves, Escafópodes, Cefalópodes e Anfineuros.
Lembrem-se, nem todas são comestíveis, algumas são até bastante venenosas. Comecem por comprar um livro, porque se gostarem, garantimos que durante uma década nada mais vos arrebatará.
2 Comments:
São lindas. Sobretudo se estiverem bem cuidadas e apresentadas. Sei que ficam bem, por exemplo, debaixo do tampo de vidro de uma mesa de sala. Também guardo algumas em resultado dos meus mergulhos de apneia, outras que me piscam o olho nas feiras de Verão...
Acho que já vi uma rica colecção de conchas ...
É interessante aprender todos os dias mais qq coisa. E aqui aprende-se sempre.
até breve
abraços
Enviar um comentário
<< Home