Click for Lisbon, Portugal Forecast

sexta-feira, agosto 12, 2005

Com cravo e canela


Canela Posted by Picasa

A Canela é particularmente utilizada em terras quentas, como as do Mediterrâneo e Norte de África. Aqui, faz mesmo parte de uma das 25 (!) especiarias que constituem o ras-el-hanout, mistura que é incluida nos pratos mais característicos como a tagine ou os couscous.
Canela, cravinho, colorau, açafrão, gengibre, malagueta, coentros, cominhos e tantos outros, são condimentos, aromas ou especiarias que enriquecem qualquer prato e que têm fronteiras pouco delimitadas.
Temperar é dar mais vida aos alimentos. Ervas, especiarias, molhos, vinagres e azeites devem estar sempre por perto quando se cozinha.
É curioso também perceber que os condimentos estão fortemente ligados a crenças, hábitos e valores alimentares em todas as culturas.
Criemos pois, uma cozinha imaginativa ou exótica com o auxílio de temperos e condimentos. Retiraremos ainda mais prazer de algo que já é especial.

2 Comments:

At segunda-feira, agosto 15, 2005, Blogger Lumife said...

Será que estes temperos e condimentos poderão enriquecer os sabores alentejanos ?
Ou será sacrilégio levantar esta questão?

 
At quarta-feira, agosto 17, 2005, Blogger Ludinais said...

No que respeita a experiências culinárias, nada nos parece dever ser considerado sacrilégio.
Até porque os sabores alentejanos "usam e abusam" de temperos e condimentos à base de ervas...
A chamada cozinha "de autor" deve atrever-se a recriar e a reinventar...mesmo a cozinha alentejana! Parece-nos que só temos a ganhar com isso. Até porque, por exemplo em relação ao Norte de África e ao Mediterrâneo, é mais aquilo que nos une do que o que nos separa.

 

Enviar um comentário

<< Home