Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, março 05, 2007

Alentejo, apetece ler

Apetece ler. Tomara que venham rápido as férias, para a leitura se poder prolongar noite dentro...
Agora no Alentejo, lê-se Alentejo.
"O Perfumista", de Joaquim Mestre é uma dessas leituras. "Um homem apaixona-se por uma mulher. Não pelos seus olhos, não pelos seus cabelos, mas pelo seu cheiro. É o perfumista de Almourim". Promete. Parece-me que já estou a gostar pois, por vezes, apetecem-me estas "personagens de assombro", à maneira de Gabriel Garcia Márquez.
A outra leitura é de uma mulher d'ali. Como eu.
Monica Ali. Que também percebeu que aqui "para uns é um refúgio, para outros é um lugar de onde se quer fugir". "Alentejo Blue", escrito por uma escritora inglesa nascida no Bangladesh e que nos lança "uma visão apaixonante da vida alentejana". Sensações d'aqui, onde vivo, escritas por quem sabe. Eu apenas sinto.