Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Museu Nacional de Arte Antiga

Painéis de S. Vicente (do pintor Nuno Gonçalves)


O MNAA foi fundado em 1884, sob a designação de Museu Nacional de Belas-Artes e Arqueologia, constituindo a primeira criação em Portugal de um grande museu público dedicado às artes. O seu vasto acervo (actualmente mais de 44 mil peças) é o mais representativo conjunto nacional de património artístico móvel desde a Idade Média até ao início do século XIX, incluindo importantes colecções de proveniência estrangeira. Instalado no antigo palácio dos Condes de Alvor (século XVII), o Museu foi consideravelmente ampliado em 1940, com a construção de um edifício anexo em espaço antes ocupado pelo Convento de Santo Alberto, fundação carmelita de que resta a igreja, de estilo barroco, integrada no percurso museológico. Ulteriores campanhas de obras permitiram novas ampliações e sucessivas remodelações do espaço expositivo e de serviços de apoio ao visitante.
O MNAA integra vastas e muito diversificadas colecções - pintura, escultura, desenho e gravura, ourivesaria, joalharia, mobiliário, artes da expansão portuguesa, cerâmica, têxteis, vidros, num total de mais de 44 mil peças. Por limitação de espaço, questões de conservação e critérios de selecção, encontra-se exposto ao público um total de cerca de 5 mil peças. A histórica representatividade das colecções do museu decorre, em primeira instância, da génese e proveniência maioritária do seu acervo oitocentista: o gigantesco espólio artístico dos mosteiros portugueses extintos em 1834 e na segunda metade desse século.

Actualmente encontra-se em destaque uma visita, acompanhada, às 10 obras de referência mais significativas do museu. A visita é guiada, nas últimas quartas-feiras de cada mês (pelas 18h00) durante todo o ano de 2007.
E aos Domingos (para lá do piquenique, da grafonola e do Benfica que vai pagá-las em Alvalade:-)) também apetece fazer visitas a Museus.

1 Comments:

At sábado, fevereiro 17, 2007, Blogger Daniel said...

quero desde já lançar-lhe um desafio, dada a qualidade do seu blog: e que tal um artigo sobre a novíssima Gastronomia Molecular?

keep up the good work, como dizem os ingleses, e boas surpresas

 

Enviar um comentário

<< Home