Click for Lisbon, Portugal Forecast

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Vinho de Carcavelos

Proveniente de uma pequena região demarcada (Bucelas, Carcavelos e Colares), este vinho apresenta características muito próprias. Leve e delicado, de cor topázio e com sabores amendoados é um licoroso afamado com nome e história. Acompanha bem doces de fruta e compotas.

Muito protegido no tempo do Marquês de Pombal, que o produzia na sua Quinta de Oeiras, este vinho generoso tem actualmente uma produção bastante limitada, tendo-se tornado numa verdadeira raridade.

Porém, é a Quinta do Barão que o destaca nos séc. XVIII, com produções de tinto (Castelão (Periquita) e Preto Martinho, num mínimo de 75%) e branco (Galego Dourado, Ratinho e Arinto (Pedernã), num mínimo de 75%), com estágio mínimo obrigatório de 24 meses em vasilhame de madeira.

O grande desenvolvimento da Quinta deu-se com a plantação da vinha, que se manteve em actividade até à década de 80 do séc. XX, contituindo um dos mais importantes centros produtores da região demarcada de Carcavelos. O grande surto urbanístico em volta da Quinta e em grande parte do seu território levaram ao abandono da prática agrícola.

Quando ainda viviamos em Carcavelos, na urbanização Quinta do Barão, viamos a "legítima" da nossa janela. Agora tudo se perdeu, só o néctar ficou e que doce néctar.