Click for Lisbon, Portugal Forecast

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Grandes vinhos nascem de grandes amores


Pintas 2003 Posted by Picasa
De novo, é de vinhos que se trata.
Podíamos aqui falar dos melhores no vinho em 2005, dos 250 anos da região demarcada do Douro (a região demarcada mais antiga do mundo), da "Essência do Vinho, Porto 2006" ou de mulheres do vinho.
Tudo isto existe e tudo isto é apaixonante. Porque "só de um grande amor nascem grandes vinhos". Como este Pintas 2003 considerado pela Revista de Vinhos como um dos vinhos de "excelência" em 2005. (Os tintos alentejanos tiveram três distinções: António Maria 2002, Mouchão Tonel 3-4 2001, Vale de Ancho Reserva 2003).
Voltando ao Pintas, vinho de excepção e dos mais galardoados do Douro, concentremo-nos um pouco na sua enóloga. Sandra Tavares da Silva, a "menina" da foto acima, tem 33 anos e começou por ser modelo. Pelo meio licenciou-se em Engenharia Agronómica e em 2001 fez uma especialização em Itália. Entretanto, trabalhava já como enóloga na Niepoort. Desde cedo pisou uvas no pequeno lagar do pai. Depois casou com o também enólogo, Jorge Serôdio Borges e adquiriram a sua quintinha. O Pintas nasceu passado pouco tempo. A ousada Sandra não pára e sonha agora fazer azeite, vinagre e pão, para compor a mesa mediterrânica. É um exemplo de modernidade. Como o vinho. É uma das Donas do Vinho, como o são Susana Esteban, da Quinta do Cotto ou Joana Roque do Vale, dos vinhos Roquevale do Redondo, entre alguns outros, poucos mas igualmente bons, exemplos. Enólogas sim, porque querem contribuir para que se mude de mentalidade e para que se aposte na diferença e na qualidade. Além do mais, nas palavras de Filipa Pato (filha do "Rei da Baga", Luís Pato), "as mulheres gostam de provar".