Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, abril 29, 2008

Queijo da minha Beira


O nosso querido tio Henrique além de nos ter literalmente abençoado, isto porque é padre de profissão, também nos surpreende pontualmente com estes "abençoados " queijos de ovelha. Desde muito pequeno, tenho comido queijos da Beira Baixa, sejam os de Alcains, Lousa, Fundão, Castelo Branco, Salvador, Serra da Estrela.
As minhas raizes são serranas, entre a Malcata, Gardunha e Estrela, pelo que o meu palato "anda por esses campos". Mas tem sido o queijo que me tem marcado e "alimentado". Desde os amanteigados, curados, picantes, de ovelha, cabra ou mistos, têm sido um elemento basilar na minha alimentação, já devidamente enraizado no resto da família.
Nunca mais me irei esquecer das palavras do meu avó materno. Depois do queijo não podemos comer mais nada. Este é o verdadeiro "final de boca" numa refeição.