Click for Lisbon, Portugal Forecast

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Acerca da arte de provar vinho


Ceferino Marinho Carrera já escreveu quatro livros sobre os vinhos e as suas variedades.
O primeiro, de seu título "Vinhos de Portugal, da vinha ao vinho, variedades e regiões"; o segundo, "Sua excelência o champanhe e os nobres espumantes naturais portugueses"; o terceiro "História da primeira região demarcada, vinho do Porto e a região do Douro" e por último, o quarto "A arte de beber vinho do Porto, iniciação e harmonia gastronómica".
A arte de beber vinho do Porto vem completar o trabalho já iniciado com História da primeira região demarcada, constituindo ambos os títulos um contributo para o conhecimento do vinho do Porto e região do Douro. Este livro vem informar e sensibilizar o leitor para o consumo com prazer, estabelecendo a articulação com os queijos e as sobremesas.
No âmbito da alquimia do bar, o livro revela-nos uma série de receitas para a preparação de cocktails, em que o vinho de Porto é protagonista. Um capítulo sobre os puros será do agrado dos amantes de charutos, com uma breve introdução histórica e estabelecendo as afinidades com os vários tipos de vinho do Porto, sendo pois um livro de referência, obrigatório para gastrónomos.

Ceferino Marinho Carrera nasceu em Espanha e emigrou muito novo para Portugal. No Instituto Espanhol de Lisboa apenas esteve um ano até que conseguiu um emprego no restaurante Tamariz no Estoril. "Ali conheci a dom Juan de Borbón e ao seu filho dom Juan Carlos, ao qual eu levava vários encargos à sua residência, o refresco preferido do pai do Rei era Laragina C".

A partir daí, passou a trabalhar no Palácio de Queluz (Cozinha Velha), onde esteve dois anos, tendo inauguradao o Hotel Mundial em 1958, considerado então como o melhor. Durante um longo período de 22 anos e meio trabalhou no Hotel Ritz, primeiro como ajudante de vinho e de bar para depois ocupar o cargo de chefe de vinhos. Em 1981 esteve na inauguração do Hotel Alpha, que pertenceu ao Grupo Husa Internacional, cujos proprietários eram entre outros Joan Gaspar, ex presidente do Barcelona C.F. Depois da separação ficou com a denominação, Ocidental Hotéis.

Desde esse ano até 2002, Ceferino "teve" que levar os seus conhecimentos aos cinco continentes, já que era o Somellier chefe da cadeia. Ceferino Marinho Carrera ministrou o primeiro curso de Escanção (Somellier) em 1971, pelo que foi selecionado no certame mundial de Somelliers daquele ano para representar Portugal em Milão.

Actualmente é professor da Escola de Hotelaria de Lisboa, ministrando aulas de enología, técnicas e práticas de serviços, disciplina de bar, organização de hotelaria, tendo já ensinado bastantes profissionais portugueses. Obteve a Medalha de Prata Mundial e dois anos mais tarde, a de Bronze.

Tive o prazer de com ele trabalhar durante um ano. Austero e rigoroso, com um "andar" inconfudível, deleitava todos aqueles que servia com as suas "mise en scéne". Parabéns pelo profissionalismo e brilhante carreira!