Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, agosto 20, 2007

Hotel Aviz


"Com uma traça arquitectónica moderna, o novo AVIZ não pretende ser uma reedição mas sim transportar para a actualidade o conceito do mítico Hotel AVIZ, que viveu entre 1931 e 1962 no magnífico palacete das Picoas, desenhado por Ventura Terra. Mais do que uma reconstrução, é o espírito dos tempos que se pretendeu recriar: “recuperar o intangível, o perfume de um tempo, recriando uma atmosfera num ambiente que habita o imaginário colectivo” afirma Carlos Monjardino, o maior entusiasta deste projecto, que tem na Fundação Oriente o seu promotor exclusivo. Tendo o lendário Hotel AVIZ granjeado a reputação de possuir a melhor cozinha e um luxuoso serviço, era um dos lugares eleitos pela nata da sociedade daqueles tempos para as festas de ocasião e reuniões de negócios.

Símbolo da Lisboa romântica dos anos 40, o AVIZ acolheu reis, actores de cinema, grandes escritores e espiões que não dispensavam o conforto e as mordomias de um dos mais requintados hotéis de Lisboa e arredores, dando origem a muitas histórias românticas que permanecem no imaginário colectivo. Personalidades que celebrizaram o Hotel AVIZ, como Calouste Gulbenkian, que fez dele sua residência nos últimos anos de vida, ou ainda, Amália Rodrigues, Marcello Mastroianni, Frank Sinatra, Ava Gardner, Eva Perón e Maria Callas, dão hoje nome a algumas das suites do novo AVIZ.

A abertura do novo Hotel AVIZ em 2005, ano em que se comemora o 50º aniversário da morte de Calouste Gulbenkian, constitui uma feliz e justa homenagem a tão ilustre hóspede e filantropo. Uma das grandes apostas do novo Hotel AVIZ é o também célebre Restaurante AVIZ que, depois de ter passado pelo Chiado, Amoreiras e Estoril, regressou, agora, às origens, mantendo não só as suas receitas e uma garrafeira de excepção, como também, na sua decoração, peças do restaurante original."