Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, abril 17, 2006

Parque Natural da Serra da Estrela


Covão d'Ametade Posted by Picasa

Desde tenra idade que este local é uma referência para mim. Mais do que isso, é emblemático, pois foram muitos os verões que preenchi por estas bandas. Outros tantos locais na serra, igualmente fazem parte da minha memória, mas por este tenho um carinho especial.

Foram os piqueniques, as caminhadas, a descoberta da nascente do rio Zézere, a paisagem para o Vale Glaciar, as árvores frondosas, os banhos gelados no rio, as sestas e os jogos com o meu pai, tio e primos. Algumas coisas irão sempre ficar na minha memória como parte do meu crescimento, outras porém alteram-se e entristecem-me.

A devastação que o fogo tem causado nesta zona da serra é gritante. A erosão nos terrenos é notória, e o repovoamento da pouca floresta que por aqui existe é lento. A deterioração das estradas "caminha" de forma acelerada. A sinalética está vandalizada em muitos locais. A sujidade no Covão, na Torre e na Nave é muita. Lixo no chão, tal e qual como em certos bairros de lata nos subúrbios urbanos.

Fico triste, mas apelo a todos, entidades competentes e à sociedade civil, que proteja a Serra da Estrela. É a nossa Serra e é única.