Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, maio 15, 2006

Prazeres de final de semana

















Foi com este autêntico pitéu, que o nosso amigo me presenteou na 6ª feira passada. Bem, como prato principal apresentou uns carapaus fritos com "migas gatas". Ok, mas destas falaremos noutra oportunidade, pois o destaque vai quase todo para este bloco de fígado de tamboril, que a acompanhar, deveria ter sido provado com um vinho branco.

Tal não aconteceu e foi um Pinot Noir de 2003 (Chile) que fez as honras.
Mas primeiro falemos do Foie. Apreciadores que somos deste produto, pensava eu que já tinha provado quase tudo!
Foi pois para meu prazer que degustei esta preciosidade da gastronomia bretã. O sabor constante a mar e a textura aveludada, levaram-me ao êxtase gustativo!

Claro que o vinho ajudou, depois de uma pequena espera após ter sido aberto. O nectar "vivo" e encarcerado, "abriu" e, como se estivesse irado com os deuses de inicio, "acalmou" depois ao misturar-se com as pequenas tostas com pedaços de foie de lotte. Foi um prazer sublime, digno de ser provado só pelos que realmente sabem apreciar.

O nosso amigo fez questão de frisar que gosta de guardar estas delícias para os "amigos da molhanga". Acho que sou um deles! (a parte feminina do gastr'eat tinha ido a Évora para um jantar de colegas... Também não esteve mal.. no Restaurante "1/4 para as 9"... Mas eu, não trocava!!!!)