Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, março 13, 2006

Gastricurtas

Gastricurtas:

1ª) Acabou a Essência do Vinho deste ano no Palácio da Bolsa do Porto. "Se a Essência do Vinho fosse um filme, certamente que mereceria receber vários Óscares: para o melhor argumento original, para a melhor imagem, para a melhor realização, para os melhores actores e actrizes. Por mim, leva já um Globo de Ouro!” Mário Augusto, Jornalista da SIC, especialista em cinema.
www.essenciadovinho.com
... e o Porto aqui tão perto...
2ª) Boa Cama Boa Mesa 2006 - Guia do Expresso revisto e actualizado: 466 restaurantes, 266 hotéis, pousadas e turismo de habitação, 10 lojas gourmet (novidade) e glossário de gastronomia (novidade). Utiliza-se como ferramenta de trabalho e lazer.
3ª) Uma Bolsa de Vinhos e um serviço de Catering diferenciado. É o que nos propõe o sítio www.studiowine.pt
Serviço personalizado "feito à medida de cada cliente, sem menus standarizados, em que cada jantar é uma surpresa(...)" e onde se podem incluir produtos como azeite, vinagres, figos em calda, molhos, pastas, risottos, ervas, especiarias e patés. "Comes & bebes online". Para pesquisar atentamente.
4ª) "Receitas de Contos de Fadas de Hans Christian Andersen" é o nome do livro de Diana Mendonça que foi destacado com o prémio Gourmand World Coolbook Awards 2005, na categoria Best Food Literature Book. Já em 2004 a jovem autora portguesa recebeu igual prémio com "Receitas de Ópera". A Editora é a 101 Noites e a colecção chama-se Literatura no Estômago. Apetece-nos ouvir, cheirar e devorar as duas obras que devem ser, no mínimo, irresistíveis!
5ª) Um dicionário gastronómico foi lançado recentemente pela Colares Editora. É uma obra útil quer como ferramenta de trabalho quer como instrumento de prazer. A intenção principal deste documento é a valorização do património gastronómico. A autora, não podia ser mais "nossa". Alentejana de Alvito, Maria Antónia Goes assina igualmente outras obras como o Livro das Sopas ou a Cozinha Tradicional do Alentejo. Esta última, bem como uma outra sobre a Doçaria Alentejana, encontram-se à venda no Posto de Turismo de Alvito.
Gastricurtas, informações de apetite... em pequenas doses.