Click for Lisbon, Portugal Forecast

domingo, novembro 05, 2006

Roteiro Terras do Fresco


Capa do Roteiro Posted by Picasa

Em Setembro de 2003, por ocasião do I Encontro Rota do Fresco (Hotel Refúgio da Vila - Portel), foi lançado o Roteiro Rota do Fresco. Importante documento com o inventário histórico-artístico dos cinco concelhos que fazem parte da AMCAL/Rota do Fresco (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira), desenvolvendo aspectos relacionados com a história dos dezoito edifícios religiosos visitáveis no âmbito do projecto e em particular descrevendo as pinturas a fresco que estes albergam, a publicação tornou-se desde logo das mais vendidas (senão a mais vendida) do Posto de Turismo de Alvito. Também uma das que os visitantes Rota do Fresco mais levam para casa!

Agora, passados três anos e após atingidos tantos (e ainda tão poucos...) objectivos, lançou-se este Roteiro. Terras do Fresco, assim se chama o importante instrumento de promocão turístico-cultural dos cinco concelhos da AMCAL. Aqui, para além da temática específica da Rota do Fresco, são apresentadas Rotas da Natureza, Rotas das Festas, Romarias & Artesanato, Rotas dos Vinhos & Sabores, Directório de Alojamentos, Restaurantes, Produtores de Vinhos, Informações Úteis, etc.

Com fotografias de António Cunha, este é um roteiro que nos apresenta um percurso pensado para a duração de 5 dias (um dia em cada concelho), podendo igualmente ser experimentado apenas em parte, sempre com a descrição e identificação das principais atrações, dos factos históricos relevantes e curiosos, dos petiscos que não podemos deixar de experimentar.

Imprescindível para quem nos procura. Ou a prova de como é possível (apesar de alguns pesares) trabalhar com bons resultados no âmbito de uma Associação de Municípios do Alentejo. Honra principal seja feita a Catarina Vilaça de Sousa, Coordenadora deste pioneiro (e exemplar!) projecto.

O Roteiro Terras do Fresco já está à venda no Posto de Turismo de Alvito ou nos outros Postos de Turismo dos Concelhos AMCAL. Também na sede desta Associação de Municípios.