Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, maio 20, 2008

Surströmming

É uma especialidade sueca que consiste em arenque Báltico fermentado. Haloanaerobium é a bactéria responsável por produzir um cheiro intenso e repugnante. É por causa do seu cheiro particular, semelhante ao de peixe podre ou carne putrefacta, que surströmming deve a sua impopularidade. Esta refeição muitas vezes é consumida ao ar livre. Deve-se abrir a lata por debaixo de água, não só por causa do cheiro, mas também porque a pessoa pode ficar embebida na salmoura, devido à pressão que a lata acumula devido à fermentação.

O nosso amigo Zé Guerra, perito nestas questões gastronómicas, convidou-me para experimentar tal acepipe. Bem, digamos que só uma garrafa de vodka stolichnaya me permitiu deglutir "a coisa". Quem sabe não haverá uma próxima vez, sim porque também os nossos queijos a cheirar a "pézinhos" mal lavados são fétidos de cheiro, mas são do melhor no que toca ao paladar.

terça-feira, maio 13, 2008

Buffet de Domingo


Restaurante Sol Ponte


Depois de alguns meses sem degustar algo mais elaborado, que não fosse só satisfazer certas necessidades básicas na alimentação, voltamos já com mais um elemento nuclear (o rebento Duarte) aos prazeres da alma. Sim, pois conforme o ditado, "é de pequenino que se torce o pepino". Se com a Inês resultou, com o pequeno Duarte também resultará, isto é o que esperamos, mas o futuro o dirá.
A incursão não foi longa, porque a logística é pesada nesta fase, mas Évora sempre se impõem a Beja para as escapadinhas gastronómicas. O destino foi um Buffet no Évora Hotel. Estes podem trazer boas surpresas, no que toca às escolhas, variedade e opções. O preço também não é assustador, pois o "estrago" não chegou aos 50 € com bebidas. A garrafeira poderia ser mais incrementada e diversificada, visto só apresentar vinhos da região. Os frios foram melhores que os quentes, pelo facto de serem mais leves e frescos. Nesta fase de entrada em período estival sempre preferimos mais as refeições leves, com mais saladas, do que os tradicionais pratos regionais de carne que se tornaram tão banais.
"... preparados pelo Chefe Serra, homem de ar bonacheirão, inspirados na Gastronomia Tradicional onde predominam os sabores da terra, tendo-lhe já valido prémios como: 1º, 2º e 3º prémios nos XVII, XVIII e XIX Concursos de Cozinha Alentejana em 1998, 99 e 2000 com Sopa de Cação à Ribeirinha, Açorda de Salsa, Sela de Borrego Guarnecida e Carne de Porco à Alentejana."