Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, abril 29, 2008

VNB no centro da europa


Em comunicado enviado à agência Lusa, a Sapoa congratula-se pela distinção obtida pelo Herdade das Barras Tinto 2004 no concurso internacional.
"É um importante reconhecimento internacional da qualidade dos vinhos" produzidos na herdade, localizada na zona de Vila Nova da Baronia, Alvito, sublinha a empresa.
Além desta medalha de ouro, a Sapoa dá conta de que outro dos seus vinhos, o tinto Serros da Mina, foi premiado no X Concurso Mundial de Vinhos Wine Masters Challenge, que decorreu no Estoril.
Pelo segundo ano consecutivo, o Serros da Mina Tinto obteve medalha de prata nesta competição, desta feita através da produção de 2005.
O Wine Masters Challenge distinguiu com a medalha de ouro 16 vinhos e com a de prata 173, de entre os 1.787 que chegaram à final, seleccionados de um total de 4.003 amostras.
"A Sapoa vê, assim, premiada a aposta na produção de vinhos com os mais elevados padrões de qualidade", o que confirma "um dos principais objectivos do projecto que a empresa começou a equacionar em 2000 e a que deu início, com a plantação da vinha, em 2002", destaca a empresa.
A Herdade das Barras está inserida numa das sub-regiões com mais tradição na produção de vinhos no Alentejo, a da Vidigueira.
Dos cerca de 500 hectares da exploração, 25 foram seleccionados para vinha, tendo sido plantadas castas tintas em 21 desses hectares, divididos em talhões, cada um dos quais apenas com uma casta.
O Herdade das Barras Tinto 2004 reúne as castas Syrah, Alicante Bouschet e Aragonez, enquanto que o Serros da Mina Tinto 2005 é formado por Aragonez, Trincadeira, Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.
A adega recentemente construída permite à empresa apostar também no enoturismo, possibilitando aos visitantes provar os vinhos da herdade e realizar visitas guiadas, não só àquele equipamento, como também à vinha.

Queijo da minha Beira


O nosso querido tio Henrique além de nos ter literalmente abençoado, isto porque é padre de profissão, também nos surpreende pontualmente com estes "abençoados " queijos de ovelha. Desde muito pequeno, tenho comido queijos da Beira Baixa, sejam os de Alcains, Lousa, Fundão, Castelo Branco, Salvador, Serra da Estrela.
As minhas raizes são serranas, entre a Malcata, Gardunha e Estrela, pelo que o meu palato "anda por esses campos". Mas tem sido o queijo que me tem marcado e "alimentado". Desde os amanteigados, curados, picantes, de ovelha, cabra ou mistos, têm sido um elemento basilar na minha alimentação, já devidamente enraizado no resto da família.
Nunca mais me irei esquecer das palavras do meu avó materno. Depois do queijo não podemos comer mais nada. Este é o verdadeiro "final de boca" numa refeição.

quarta-feira, abril 23, 2008

Lisbon Fish & Flavours 2008


PEIXE EM LISBOA
EDIÇÃO 2008 FOI UM SUCESSO...

"Mais de 15.300 visitantes, nacionais e estrangeiros, e uma repercussão mediática forte durante os nove dias em que decorreu o evento. É muito positivo o balanço da primeira edição do “Peixe em Lisboa”, que aconteceu no Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, entre os dias 5 e 13 de Abril.
Os chefes de cozinha dos melhores restaurantes de Lisboa protagonizaram uma iniciativa que entusiasmou os amantes e curiosos da gastronomia e vinhos, com degustações de peixes e mariscos, sessões de cozinha ao vivo, jantares de harmonizações e tertúlias, num ambiente sofisticado e de glamour onde a música foi elemento essencial."

Produzido pela Essência do Vinho, o “Peixe em Lisboa” foi um sucesso que se espera poder repetir em 2009!

Essências 2008


ESSÊNCIA DO VINHO ESSÊNCIA DO GOURMET
Balanço da 5ª edição

"A quinta edição do Essência do Vinho e Essência do Gourmet superou as expectativas da organização. Este ano, os dois eventos foram desenvolvidos durante quatro dias, mais um do que nos anos anteriores, e registaram maior afluência, com 17.000 visitantes, superando o número de visitantes obtidos no ano anterior.

A 5ª edição do Essência do Gourmet, contou com Mário Augusto como embaixador, revelou um aumento da procura, quer de profissionais, quer do público em geral.

O facto de ter tido início num dia útil não impediu que o evento registasse um número de visitantes superior ao do ano passado. Um público jovem e urbano com idade inferior a 35 anos, continua a marcar forte presença no Essência do Vinho, bem como um crescente número de visitantes estrangeiros."

quarta-feira, abril 09, 2008

Espargos e dos bons


"Depois de analisadas várias ideias e sugestões optou-se pela produção de espargos verdes, por nos parecer que preencheria uma lacuna existente nesta área. Esta micro empresa nasce em 2004, com uma plantação de 600 m2 a qual passado algum tempo se veio a demonstrar insuficiente para a crescente procura deste delicioso produto. Actualmente a plantação conta com uma área de 2,5 Ha o que nos torna, provavelmente, os maiores produtores de espargos verdes de Portugal."
Rua Alexandre Herculano, 5 7920-031 Alvito - Alentejo
telf / fax: 284485128
telm: 969069507
e-mail: alvispargos@iol.pt