Click for Lisbon, Portugal Forecast

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Acerca da arte de provar vinho


Ceferino Marinho Carrera já escreveu quatro livros sobre os vinhos e as suas variedades.
O primeiro, de seu título "Vinhos de Portugal, da vinha ao vinho, variedades e regiões"; o segundo, "Sua excelência o champanhe e os nobres espumantes naturais portugueses"; o terceiro "História da primeira região demarcada, vinho do Porto e a região do Douro" e por último, o quarto "A arte de beber vinho do Porto, iniciação e harmonia gastronómica".
A arte de beber vinho do Porto vem completar o trabalho já iniciado com História da primeira região demarcada, constituindo ambos os títulos um contributo para o conhecimento do vinho do Porto e região do Douro. Este livro vem informar e sensibilizar o leitor para o consumo com prazer, estabelecendo a articulação com os queijos e as sobremesas.
No âmbito da alquimia do bar, o livro revela-nos uma série de receitas para a preparação de cocktails, em que o vinho de Porto é protagonista. Um capítulo sobre os puros será do agrado dos amantes de charutos, com uma breve introdução histórica e estabelecendo as afinidades com os vários tipos de vinho do Porto, sendo pois um livro de referência, obrigatório para gastrónomos.

Ceferino Marinho Carrera nasceu em Espanha e emigrou muito novo para Portugal. No Instituto Espanhol de Lisboa apenas esteve um ano até que conseguiu um emprego no restaurante Tamariz no Estoril. "Ali conheci a dom Juan de Borbón e ao seu filho dom Juan Carlos, ao qual eu levava vários encargos à sua residência, o refresco preferido do pai do Rei era Laragina C".

A partir daí, passou a trabalhar no Palácio de Queluz (Cozinha Velha), onde esteve dois anos, tendo inauguradao o Hotel Mundial em 1958, considerado então como o melhor. Durante um longo período de 22 anos e meio trabalhou no Hotel Ritz, primeiro como ajudante de vinho e de bar para depois ocupar o cargo de chefe de vinhos. Em 1981 esteve na inauguração do Hotel Alpha, que pertenceu ao Grupo Husa Internacional, cujos proprietários eram entre outros Joan Gaspar, ex presidente do Barcelona C.F. Depois da separação ficou com a denominação, Ocidental Hotéis.

Desde esse ano até 2002, Ceferino "teve" que levar os seus conhecimentos aos cinco continentes, já que era o Somellier chefe da cadeia. Ceferino Marinho Carrera ministrou o primeiro curso de Escanção (Somellier) em 1971, pelo que foi selecionado no certame mundial de Somelliers daquele ano para representar Portugal em Milão.

Actualmente é professor da Escola de Hotelaria de Lisboa, ministrando aulas de enología, técnicas e práticas de serviços, disciplina de bar, organização de hotelaria, tendo já ensinado bastantes profissionais portugueses. Obteve a Medalha de Prata Mundial e dois anos mais tarde, a de Bronze.

Tive o prazer de com ele trabalhar durante um ano. Austero e rigoroso, com um "andar" inconfudível, deleitava todos aqueles que servia com as suas "mise en scéne". Parabéns pelo profissionalismo e brilhante carreira!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Luca


Wellcome Drink
Bloody Mary
Cocktail de chá de Jasmim
Entradas
Carpaccio de Língua de Vaca [2007]
- Salada de Rúcola- Laranja- Funcho Marinado- Pimentos de Piquillo- Guindillas
Pastas
Pennette com Salmão e Gorgonzola [2007]
- Salmão Fresco- Gorgonzola- Mascarpone- Funcho Marinado- Creme de Raiz de Aipo
Lasagna Aberta de Queijo Taleggio [2006]
- Alcachofras- Manteiga de Ervas- Tomate Confitado- Molho de Anchovas- Creme de Aipo
Ravioli de Beterraba [2007]
- Ligeira Velouté- Limão- Bochecha de Vaca Estufada
Vinho a Copo
Alentejo Branco 2005
Vinha da Defesa

Museu de Arte Contemporânea

Centre Pompidou Novos Media 1965-2003 apresenta a história dos novos media através de trabalhos históricos de alguns dos mais importantes artistas contemporâneos: de Nam June Paik a Pierre Huyghe, de Samuel Beckett a Stan Douglas, de Valie Export a Dan Graham passando por Bruce Nauman, Chris Marker, Bill Viola ou Douglas Gordon, entre outros. Um total de 19 artistas, de quem se apresentam 23 obras, todas elas pertencentes à colecção de Novos Media do Centre Pompidou, em Paris.

Aconteceu em Alvito



2 DE FEVEREIRO DE 2008 (21H00)
ALVITO
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção
Dois Mundos: Oriente/Ocidente
na Bacia do Mediterrâneo
ENSEMBLE ALPHA

MAIS INFORMAÇÕES EM
www.terrassemsombra.com
EMAIL. info@terrassemsombra.com
TEL. +351 284 320 918
FAX. +351 284 320 052

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Rotas sem Barreiras


"O Município de Alvito integra o projecto Rotas Sem Barreiras, promovido pela Associação Terras Dentro, pela ESDIME, pela CEDECO e pela ADERCO.
Trata-se de um Projecto integrado no Vector 2 (Cooperação Transnacional) do Leader+ da Associação Terras Dentro, cujo objectivo geral é a criação de uma rota turística transnacional dirigida a uma população portadora de deficiências físicas e sensoriais (visuais e auditivas) tendo em conta as suas necessidades específicas. É uma aposta na promoção do turismo acessível a todos.
A Câmara Municipal de Alvito adquiriu, recentemente, quatro rampas amovíveis para as Igrejas: Matriz de Alvito; Matriz de Vila Nova da Baronia e Santo António, bem como para a Ermida de S. Sebastião, de forma a melhorar a acessibilidade aos locais por parte das pessoas com mobilidade reduzida.
Outros objectivos a atingir com este projecto são a promoção da igualdade de oportunidades e a ampliação e diversificação da oferta turística existente. Pretende-se igualmente, promover turisticamente e dotar de infra-estruturas e equipamentos, os territórios envolvidos no projecto, contribuindo de forma sustentável e equilibrada para o seu desenvolvimento."

Associação de Municípios com Centro Histórico


O Centro de Congressos da Câmara de Portalegre acolheu autarcas e técnicos especializados na valorização, preservação e revitalização dos centros históricos portugueses para debater esta temática.
A iniciativa esteve integrada no XII Encontro Nacional de Municípios com Centros Históricos (ENMCH) que decorreu na cidade alentejana a 26 e 27 de Outubro de 2007.
A Câmara de Portalegre foi distinguida no último ENMCH com o Prémio Nacional de Arquitectura Alexandre Herculano pela intervenção na recuperação do Colégio e Igreja de S. Sebastião e Real Fábrica de Lanifícios, hoje edifício da Câmara Municipal.
A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, promotora deste evento, foi fundada em 22 de Julho de 1988 e conta na actualidade com mais de 130 câmaras associadas, incluindo o Município de Alvito.

Vilas Novas Medievais

"A Câmara Municipal de Vila Viçosa acolheu, no passado dia 14 de Janeiro, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Vilas Novas Medievais Planeadas. Na cerimónia estiveram presentes Manuel João Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e os Vereadores Joaquim Viegas e Manuel Galhofas, João Paulo Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Alvito; Manuel Libério Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Avis; Paulo Pereira, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Caminha; Henrique Albergaria e Ana Madaleno, investigadores do Instituto de Estudos Regionais e Urbanos de Coimbra, enquanto representantes da Comissão Instaladora da Associação.
Os restantes membros dos órgãos sociais que não puderam estar presentes nesta cerimónia vão tomar posse posteriormente. A Associação Portuguesa de Vilas Novas Medievais Planeadas pretende divulgar o património das vilas medievais portuguesas e promover o intercâmbio permanente de experiências e a execução de acções comuns entre as vilas novas medievais. "