Click for Lisbon, Portugal Forecast

segunda-feira, março 27, 2006

Vidas do Jazz num palco!


Cine Teatro Pax Julia Posted by Picasa



Ir ao Cine Teatro Pax Julia é agora um prazer. Pelo menos para nós. Pena é, parecer que muitos ainda não o descobriram. Visitar o renovado Cine Teatro para ouvir boa música resulta na perfeição.
Fomos por isso ao Jazz. Com Paula Olveira, pois. A primeira noite do "Jazz com Elas" (palavras do especialista António Branco) foi de encher. Os ouvidos, os olhos, a alma. Uma voz das boas, músicos dos bons, uma actuação de alto nível. O público era pouco (onde é que andam as pessoas de Beja?) mas bastante caloroso. Petit a petit... Tem que ser assim. Aos poucos, pode ser que o número de pessoas com vontade de saír de casa para ouvir boa música vá aumentando...
(Para quem gosta mais de dança haverá ballet no dia 30).
No Pax Julia em noite de Jazz também há bom vinho (que óptima combinação), venda de Cd's e Dvd's, Fotografia na exposição "Jazz. Por elas!" e a simpatia e profissionalismo da Sónia (sem desprimor para ninguém). Um beijo especial para ela...pois aqui tem dedo (dedão) seu, concerrrrteza!
Depois de um tão bom começo, com Jacinta teremos certamente a continuação de um DayDream, no escurinho do Pax Julia. Não se acanhe. Vá! É já no sábado, 1 de Abril.
Ah! é verdade! Conhecemos o dono do "Improvisos ao Sul". Ele sim sabe tudo sobre estas coisas do Jazz!

Alheira frita da Beira Alta em Évora


Cervejeira Lusitana Posted by Picasa

Situada no centro histórico da cidade de Évora (Praça do Giraldo), a cervejeira revitalizou a imagem deste espaço emblemático onde no passado os clientes eram presenteados com música de orquestra, enquanto se amezendavam com o café aromático e as queijadas de requeijão.
Depois de reabrir no novo século, a cervejeira conseguiu manter a traça original e inclusivé acrescentar ao espaço, os pratos e as cervejas que são tão populares desta marca.
Foi em Carnaxide, talvez há 8 ou 10 anos que visitámos este conceito pela primeira vez. Lembro-me perfeitamente de ter provado, "Joelho de Porco à Cervejeira" (com choucrute e puré de batata) e acompanhar com uma cerveja Weiss (trigo).
Desta feita, fomos pela alheira frita (da beira alta) acompanhada por arroz branco e pickles caseiros. Claro que não faltou o ovo estrelado. Só lamentamos que não tivessem as cervejas artesanais, que marcam este conceito.
Também se provou o bitoque da vazia com molho de manteiga de alho. Os "piquenos" disseram maravilhas.
Assim foi, para variar, um gostinho da cidade no mundo rural. Para não corrermos o risco de ficar cansados das ruralidades.

sábado, março 18, 2006

Foi a 16 de Março de 2005 ...


Cartaz Posted by Picasa

... que colocámos o nosso primeiro post no Gastr'eat. Hoje, um ano volvido, nada melhor que lembrar a data através da divulgação do Encontro de Blogs em Alvito no qual, orgulhosamente, participamos como co-organizadores. Venham a Alvito. Vão ver que vale a pena!

Pensamos que temos cumprido o nosso objectivo principal que é o de falar de (alguns) apetites e prazeres.

Para nós, malgré tout, tem sido isso mesmo. Um prazer. Já agora, continuação de " bom apetite"!

E também já agora, não esqueçam: Alvito apetece!

Cinco Minutos de Jazz


José Duarte Posted by Picasa

"Um, dois, um dois três quatro cinco. Cinco minutos de jazz". Música!

Quarenta anos dedicados a uma causa como esta, convenhamos que não é fácil! Portanto, muitos aplausos.

"Long live jazz"... e José Duarte!

quarta-feira, março 15, 2006

Something

Something in the way she moves,
Attracts me like no other lover.
Something in the way she woods me,
I don't want to leave her now,
You know I believe and how...

Somewhere in her smile she knows
That I don't need no other lover
Something in her style that shows me,
I don't want to leave her now
You know I believe and how...

You're asking me will my love grow
I don't know, I don't know...

// excerto de "Something" da autoria de George Harrison

Os Beatles tirados da gaveta há três dias e em boa hora revisitados. Apetece ouvir várias vezes este "Something". Música para constituir família dizíamos nós!
Deve ser isto a ternura dos 40!!! Ai, valha-nos Deus!

segunda-feira, março 13, 2006

Boa Cama & Boa Mesa


Guia Expresso Posted by Picasa

Ok! Este não é o guia actualizado (2006), mas à falta de outra imagem, aqui vai. Poderia ser o guia Michelin ou mesmo o do American Express, mas não. É o guia do Expresso que saiu este fim de semana.

Amadurecido de há uns 15 anos para cá, desde o tempo dos destacáveis que se coleccionavam (regiões), este guia tem-se transformado numa verdadeira referência de bolso de qualquer viajante que se preze. Para nós, que andamos sempre a deambular, nada melhor que um bom guia, prático e completo.

Agora, com mais informação, incluindo um directório de lojas gourmet, este guia de 2006 começa a ser um caso sério de sucesso, podendo vir mesmo a rivalizar com a concorrência estrangeira. Agora que o velhinho (2005) já descansa em paz, o novo apresenta os seus apetecíveis frutos.

Apetece dizer como no anúncio: O que é nacional é bom!

Gastricurtas

Gastricurtas:

1ª) Acabou a Essência do Vinho deste ano no Palácio da Bolsa do Porto. "Se a Essência do Vinho fosse um filme, certamente que mereceria receber vários Óscares: para o melhor argumento original, para a melhor imagem, para a melhor realização, para os melhores actores e actrizes. Por mim, leva já um Globo de Ouro!” Mário Augusto, Jornalista da SIC, especialista em cinema.
www.essenciadovinho.com
... e o Porto aqui tão perto...
2ª) Boa Cama Boa Mesa 2006 - Guia do Expresso revisto e actualizado: 466 restaurantes, 266 hotéis, pousadas e turismo de habitação, 10 lojas gourmet (novidade) e glossário de gastronomia (novidade). Utiliza-se como ferramenta de trabalho e lazer.
3ª) Uma Bolsa de Vinhos e um serviço de Catering diferenciado. É o que nos propõe o sítio www.studiowine.pt
Serviço personalizado "feito à medida de cada cliente, sem menus standarizados, em que cada jantar é uma surpresa(...)" e onde se podem incluir produtos como azeite, vinagres, figos em calda, molhos, pastas, risottos, ervas, especiarias e patés. "Comes & bebes online". Para pesquisar atentamente.
4ª) "Receitas de Contos de Fadas de Hans Christian Andersen" é o nome do livro de Diana Mendonça que foi destacado com o prémio Gourmand World Coolbook Awards 2005, na categoria Best Food Literature Book. Já em 2004 a jovem autora portguesa recebeu igual prémio com "Receitas de Ópera". A Editora é a 101 Noites e a colecção chama-se Literatura no Estômago. Apetece-nos ouvir, cheirar e devorar as duas obras que devem ser, no mínimo, irresistíveis!
5ª) Um dicionário gastronómico foi lançado recentemente pela Colares Editora. É uma obra útil quer como ferramenta de trabalho quer como instrumento de prazer. A intenção principal deste documento é a valorização do património gastronómico. A autora, não podia ser mais "nossa". Alentejana de Alvito, Maria Antónia Goes assina igualmente outras obras como o Livro das Sopas ou a Cozinha Tradicional do Alentejo. Esta última, bem como uma outra sobre a Doçaria Alentejana, encontram-se à venda no Posto de Turismo de Alvito.
Gastricurtas, informações de apetite... em pequenas doses.

Apertazeite

O Domingo cá de casa, faça sol ou faça chuva, é dia para abalar. Para quem trabalha muitas vezes ao sábado, é quase obrigatória uma escapadinha, ainda que de ida e volta.
Umas vezes a mãe outras o pai, traçam um roteiro de Domingo, que conduz inevitávelmente a um lugar que se quer bom para almoçar. Vai-se a paragens muitas vezes (ainda) por descobrir, acabando por, após repasto, se vasculhar muito do que há por perto nos locais visitados. A garota (já) de Alvito, Inês, pergunta de manhã: "Onde é que vamos hoje?", e parece apreciar cada vez mais estas passeatas. Por vezes, levamos um ou outro amigo para a companhia, mas ainda que assim não seja, a moça, que é dada à conversa, acaba por conhecer outros iguais a ela.
Ontem foi dia de "Apertazeite".
Não conhecíamos Campo Maior e a Elvas tínhamos ido quando a bébé ainda usava fraldas (foi mesmo na praça principal que uma das ditas foi trocada à rapariguinha, então de colo....:-))
Campo Maior tem muitas casas imponentes. Casario do século XIX, ergue-se ainda com alguma alvura. Já cheira a Espanha. Também bastante aos cafés do Senhor Nabeiro!!
(Surpresa negativa foi a vida lá bem no cimo junto às muralhas. Outro mundo aquele, com dezenas de ciganos nas suas lidas... sujidade, choro de crianças, gritaria, carros abandonados... Quem dera uma varinha mágica e num espaço tão bonito e simbólico, surgiriam ciganos limpos e com crianças felizes. Sem gritos e choros. Mesmo mais à frente, os não ciganos, vivem em condições análogas... Surpreendente no séc. XXI e na terra de onde se exporta um sabor e uma imagem que são do melhor que sai deste nosso Alentejo...)
Posto isto, voltemos ao espaço deste azeite que diz que aperta. Al-Zait é o nome do Restaurante de um grande casão recuperado e chamado, justamente, "Aperta Azeite". Antigo lagar de azeite, transformado em restaurante pela família Nabeiro. Estávamos à espera de comida e decoração alentejanas, mas entrámos numa outra dimensão. Das cerca de 30 viaturas, mais de 20 com matrícula espanhola! Nuestros hermanos amesendados com pratos repletos das iguarias do buffet. Pois, que ao Domingo é buffet que aqui se serve. Sabores pouco alentejanos. Sabores mais nacionais, mais do mundo. Imensas a quantidade e a variedade. Do salmão fumado ao outro, da salada de ovas ao camarão cozido e até à sapateira, é uma incursão diferente pelos diversos sabores a mar. Depois o rosbife, as tartes salgadas e variadas, as saladas diversas. Fruta, queijos (nacionais e castelhanos), sobremesas idem, enfim, grande diversidade e muito boa apresentação.
O ambiente, bem o ambiente é, à boa maneira espanhola, de um chic-négligé (será que isto existe?). Transparece o à-vontade andaluz, onde todos parecem estar de bem com a vida e sem se preocupar com os outros. Não estamos mais no Alentejo. Até a decoração deste local enorme e cheio de vida, nos remete primeiro para qualquer coisa de árabe, observando depois melhor, é mais de indianices que se trata. A música é étnica(?) e transporta-nos lá longe, ao Tahj Mahal...
Serviço profissional. Decoração com alguns apontamentos de requinte e qualidade. Nas madeiras, nos panos, nas cores. Apesar de algumas "misturas" que aqui até resultam!
Durante a semana, dizem-nos, volta a comida mais tradicional e a la carte, mas sempre com apontamentos criativos e com um toque de mundanidade. Também mais próxima dos valores que podemos pagar. Ontem, fomos apanhados de surpresa. Mas este buffet, de sabores de fora do Alentejo aqui tão dentro dele, valeu bem a pena. (Libertou-nos do stress de uma semana em que nem a constipação da miúda quis deixar de marcar a sua febril presença...)
Ainda fomos ao parque e apanhámos flores amarelas para a jarra azul. Depois de "saírmos do Alentejo", voltámos a entrar nele. E o certo é que gostamos deste out and in.

sexta-feira, março 10, 2006

1 de Abril: DayDream em Beja

Não é mentira! Ela está pr'a chegar!
Dia 1 de Abril, será DayDream com Jacinta no Pax Julia.

Vamos já marcar lugar para este Ciclo de Jazz no Feminino, pois a onda não podia ser melhor!

Há mais para "ouver" em: www.paxjulia.org

Para apaixonados pelo Jazz... e não só.

segunda-feira, março 06, 2006

Na Taverna


A Taverna Posted by Picasa

O local é de fácil acesso, central e simpático.
A comida é saborosa e o serviço atencioso. Decoração alentejana sóbria. Preços agradáveis.
Só falta, talvez, ter umas "pianadas" suaves para se ír ouvindo ao ritmo da mise en bouche.
De resto, é despretensioso e, por isso, quer-se como está.

quarta-feira, março 01, 2006

Marisco em Sesimbra


O Mestre Posted by Picasa

Aqui faz-se a apologia do "pêxe frrésque" e do marisco. E é mesmo de frescura e de boa confecção que se trata. O pior é a bolsa. É que qualquer restaurante de peixe, à beira-mar, faz também a apologia dos preços altos! Não havendo outros predicados para além da frescura do peixe e da boa localização (numa Sesimbra já muito "desengraçada), é difícil voltar tão cedo!

O passeio de chinelo na avenida é que foi do melhor! Senão estaria "o mar fêto num cão"...:-))

Restô do Chapitô


Chapitô Posted by Picasa

Aliar a magia das artes de representação à boa comida e ao serviço personalizado é uma receita que funciona aqui muito bem.

Visite-se pois o Chapitô e o seu Restô. Nós apreciámos... o Bar de Tapas. É que a um sábado à noites, sem reserva, não foi possível mais! (Estamos a ficar bastante rústicos, já se vê...)

Mesmo assim, a começar pela vista, vale muito a pena. Uma outra Lisboa que ali sentimos pulsar. A nossa guapa também gostou. E trouxe muitos folhetos que anunciavam peças de teatro. "Para dares aos teus turistas...se quiseres..." Nós rimo-nos...já se vê!