Click for Lisbon, Portugal Forecast

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Vinho e outras paixões

Eis o mote para "pôr as emoções à prova com a terceira edição do “Essência do Vinho – Porto 2006”. De 24 a 26 de Fevereiro está de volta a festa dos sentidos no Palácio da Bolsa, com a organização da Essência do Vinho e da Associação Comercial do Porto. Deixe-se levar pelas cores, aromas e sabores dos melhores vinhos portugueses e estrangeiros, e combine-os sabiamente com outros prazeres".
Estas palavras, no ano em que o Douro (região vitivinícola mais antiga do mundo), faz uns redondos 250 anos, assumem particular importância e actualidade. Esta efeméride seria uma boa oportunidade de Portugal se projectar fora de portas. Imagine-se "para não ír mais longe, o que os espanhóis fariam com uma data assim". Será que Portugal vai aproveitar?...

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Grandes vinhos nascem de grandes amores


Pintas 2003 Posted by Picasa
De novo, é de vinhos que se trata.
Podíamos aqui falar dos melhores no vinho em 2005, dos 250 anos da região demarcada do Douro (a região demarcada mais antiga do mundo), da "Essência do Vinho, Porto 2006" ou de mulheres do vinho.
Tudo isto existe e tudo isto é apaixonante. Porque "só de um grande amor nascem grandes vinhos". Como este Pintas 2003 considerado pela Revista de Vinhos como um dos vinhos de "excelência" em 2005. (Os tintos alentejanos tiveram três distinções: António Maria 2002, Mouchão Tonel 3-4 2001, Vale de Ancho Reserva 2003).
Voltando ao Pintas, vinho de excepção e dos mais galardoados do Douro, concentremo-nos um pouco na sua enóloga. Sandra Tavares da Silva, a "menina" da foto acima, tem 33 anos e começou por ser modelo. Pelo meio licenciou-se em Engenharia Agronómica e em 2001 fez uma especialização em Itália. Entretanto, trabalhava já como enóloga na Niepoort. Desde cedo pisou uvas no pequeno lagar do pai. Depois casou com o também enólogo, Jorge Serôdio Borges e adquiriram a sua quintinha. O Pintas nasceu passado pouco tempo. A ousada Sandra não pára e sonha agora fazer azeite, vinagre e pão, para compor a mesa mediterrânica. É um exemplo de modernidade. Como o vinho. É uma das Donas do Vinho, como o são Susana Esteban, da Quinta do Cotto ou Joana Roque do Vale, dos vinhos Roquevale do Redondo, entre alguns outros, poucos mas igualmente bons, exemplos. Enólogas sim, porque querem contribuir para que se mude de mentalidade e para que se aposte na diferença e na qualidade. Além do mais, nas palavras de Filipa Pato (filha do "Rei da Baga", Luís Pato), "as mulheres gostam de provar".

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Qualidade superior em Vinhos


Convento da Tomina Posted by Picasa
João Melícias, que acabou de receber o prémio Excelência do ano 2005- categoria Enólogo (atribuído pela "Revista Vinhos"), é também o enólogo ao serviço deste "Convento".
O Convento da Tomina, do mais aveludado que nos foi dado provar nos últimos tempos, é sem dúvida um vinho alentejano de qualidade superior!

sábado, fevereiro 18, 2006

Sabores na 2


Sabores na 2 Posted by Picasa

Com um apresentador algo demodé nas abordagens (desculpe lá Sr. Malhó!), este programa de sábado à noite na RTP 2, presta um excelente serviço público na área da gastronomia portuguesa. Percorre o país, indo onde o chamam para estar, sempre ao serviço das terras e suas comidas.

Uma boa meia hora de (re)conhecimento e (re)aprendizagem de sítios, paisagens e paladares que são nossos. Esperemos que assim continue. Agradecidos pela "condução" Sr. Malhó!...:-))

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Néctares com o sabor da Baronia

Prova-se e gosta-se.
A produção de 2003 (Herdade das Barras) e 2004 (Serros da Mina) de vinho regional do Alentejo, made in Vila Nova da Baronia/Alvito, é digna de apreciação, principalmente quando acompanhada de uma boa carne vermelha ou de um saboroso queijo de ovelha.
O primeiro, estagiou em barricas de carvalho francês e americano e apresenta um travo de madeira e uma côr rubi. Paladar aveludado e um execelente final de boca.
O segundo, apresenta um aroma de frutos negros em geleia, especiarias e muita baunilha. Na opinião do enólogo da Herdade, Paulo Laureano, trata-se de um conjunto bem equilibrado, com frescura bastante atractiva e um final longo e agradável, marcado pelos taninos suaves.
Falamos de vinho tinto, é claro, e encontra-se à venda no Posto de Turismo de Alvito.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Semana Gastronómica do Porco - 21 a 28 de Fevereiro


A Gastronomia do Porco Posted by Picasa
"Manta alentejana" com Migas de Espargos e Camarões, Burras à pedra de sal, Bifinhos em Alecrim, Ponta escondida com castanha(!) e Ossinhos de Porco com Carrasquinhas. Estes os pratos claramente mais originais e/ou apelativos, pelo menos na designação, particularmente o da Ponta escondida... Quanto ao sabor, será preciso ír à procura e experimentar.
O folheto da Semana Gastronómica do Porco foi já distribuido pelos Postos de Turismo e pelos muitos restaurantes aderentes de 11 dos concelhos que integram a Região de Turismo Planície Dourada.
É muito importante continuar a promover o vasto património que é a gastronomia alentejana. Mas, é preciso que os restaurantes deixem de ter bifinhos com natas ou, simplesmente, bifes (?) e costeletas grelhadas... Pratos destes a fazer parte de uma semana gastronómica devem dar ao cliente, no mínimo, vontade de...sorrir... É preciso sensibilizar os donos dos restaurantes no sentido de acrescentarem ao produto regional algo de diferente e convidá-los a criar ou recriar... com alguma imaginação!
Não deixe, contudo, de experimentar o que há de bom em muitos dos pratos dos restaurantes que aderiram a esta iniciativa em Aljustrel, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

sábado, fevereiro 11, 2006

11 de Fevereiro


Corações Posted by Picasa


Podiam ser beijinhos, flores ou mesmo corações,
mas são conchinhas e também ajudam a dar forma ao nosso amor!
Parabéns!!!!!!!!!!!

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Primavera e Micocó

Hoje pareceu-nos que a primavera já anda no ar.
Ok, ainda falta um bocadinho, mas com dias soalheiros e a temperatura mais morna, já vai cheirando a ela, oh se vai!
A primavera sempre nos renova a(s) vontade(s)... Coincidência, ou talvez não, estando nós à procura de receitas criativas, encontramos a que se segue:
"Omelete de Micocó
Ovos, peixe fumado, folhas de micocó, cebola, tuá-tuá (piri-piri), óleo, sal.
Bata os ovos e junte a cebola picada, pedacinhos de peixe fumado e algumas folhas de micocó. Tempere com sal e, se lhe agradar, um pouco de tuá-tuá. Leve ao lume uma frigideira com óleo e deixe os ovos tostar levemente.
Esta omelete é um dos manjares que os deuses permitem ser acompanhada por qualquer bebida, dependendo apenas do lugar ou do momento.
O micocó é uma planta afrodisíaca que vai mudar o mundo. Medicinal, amorosa, maravilhosa, é uma verdadeira instituição em S. Tomé e Princípe. Experimente". (in Na Roça com os Tachos de José Carlos Silva)
E nós com vontade... de experimentar o micocó! Não sabemos se já existe à venda em alguma loja gourmet...
Se for a S. Tomé, traga. Muito. Para distribuir em quantidade suficiente, por aí. Primavera e micocó talvez seja a combinação que faz falta para animar a malta.
Como diz certa senhora: "Oh God, make me good! But not yet".
(Já agora, Parabéns reiterados Cristóvão, seu ganda maluco. Se souberes aí por essas bandas de uma loja com micocó, diz qualquer coisa! Este post deveu-se um bocadinho, também, à provocação que nos fizeste esta tarde)!

domingo, fevereiro 05, 2006

Trinca Espinhas ao Domingo


S. Torpes e "Trinca Espinhas"

Porque era Domingo apetecia saír.
Porque era Domingo apetecia ver o mar.
Porque era Domingo apetecia comer peixe.
E fomos.
No "Trinca Espinhas", em S. Torpes, cumpriu-se o apetite.
A decoração é feita em tons de azul ("noblesse oblige"), com madeiras pintadas de azul-mar com brancos nas mesas, nas cadeiras, nas cegonhas e gaivotas, tudo simples, discreto, suave. "Into the sea, you and me"...
De Inverno está-se melhor por aqui, com menos gente e com atendimento simpático e profissional. De comidas, prova-se o mexilhão (cheio de cravinho e louro, forte no sabor), degusta-se depois as ameijoas, alimenta-se alma e corpo com um sargo tão fresco que nem precisa de tempero. As batatinhas animam o palato. As cenouras, couve-flor e bróculos estariam bem em foto de consultório de nutricionista (tão saudável é o seu aspecto)! Monsaraz Branco, é o líquido acompanhante que, talvez tomado um pouco acima da conta... faz ver céu e sol ainda mais azuis!
A garota trouxe pedras redondinhas da praia. Depois de lavadas (pena que a areia de S. Torpes esteja já tão cinzenta) ficaram bem num frasco transparente e rendodinho. A condizer. A vida é feita de pequenos nadas. Principalmente... ao Domingo.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Encontro de Blogs em Alvito


Cartaz Posted by Picasa
Saiba mais em: www.alvito.pt.la

Ah! e não se esqueça! Inscreva-se já!