Click for Lisbon, Portugal Forecast

terça-feira, junho 28, 2005

O Post dos Parabéns... e das Férias!!!!!

Karl Marx, Karl Marx!
Apesar de com dois dias de atraso, aqui vão os desejos sinceros de que tenhas estado bem, em boas companhias e, como a maior parte das cabeças louras (leia-se "bifes") que por aqui pululam diriam: "Many Happy Returns"!
Mereces realmente um texto inteirinho e inspirado mas, após dois dias por terras de Gil Eanes, só me recordo do que me disseste há uns tempos, que é aquilo que espero nos mantenha unidos por muito, muito tempo: "Amigos são anjos que nos levantam pelos pés, quando as nossas asas não se conseguem lembrar de como se voa"!
Beijos muito grandes desta imensa baía. Quando puderes não deixes de visitar Lagos. Recomendamos-te uma estadia na Casa da Moura (www.casadamoura.com) onde basta fechar um pouquinho os olhos para nos sentirmos abraçados aos nossos antepassados mouriscos.
PARABÉNS!!!!!

terça-feira, junho 21, 2005

Entre fogones y pucheros

Gaspacho Posted by Hello

Então aqui vai. Tirado de um livro de receitas da Mancomunidad de Tentudía (Província de Badajoz), esta receita de Gazpacho da Extremadura Espanhola, traduz o receituário popular desta região de "nuestros hermanos". Espero que gostem da variante de uma receita ibérica tão característica do período estival, que por aqui é deveras "caliente".

Pan, Tomate, Pimiento, Pepino, Ajo, Aceite, Vinagre y Sal, Agua

Poner en una cazuela de palo de sal, los ajos y el pimiento. Se machacan muy bien. Le agregamos la miga de pan con el tomate, también muy bien machado.

Ponemos el aceite y el vinagre a esta pasta resultante y lo removemos. Agregamos el agua y le picamos pepino y trocitos de pan. Sazonamos con vinagre y sal al gusto.

Podemos tomarlo como primer plato, acompañado de aceitunas o como postre. Nuestros abuelos lo tomaban con un buen trozo de tocino magro de la panceta del cerdo.

Bom Proveito.

segunda-feira, junho 20, 2005

Encantemo-nos de novo

Queremos fechar o dia com coisas boas, claro!

Falemos então de "coisas de comer e de beber".
Falemos de dois bons restaurantes: O "Vila Velha", já aqui evocado en passant, e o "Cozinha de Sto. Humberto", aqui nunca mencionado.

Pois bem, o primeiro está entre os melhores do distrito de Beja, assumindo lugar de pódio quando se trata do eixo Alvito-Cuba-Vidigueira.
Numa rua de que ninguém desconfia (a Rua do Mal Anda!), temos em terras de Vasco a Gama (mais ou menos...), este local de sentar, comer e... pedir mais!
O dia era de muuuuito calor (daqueles da semana passada), a decoração agradável (alentejana-sóbria) e a temperatura já regulada para nos sentirmos finalmente ao fresco na Rota de tal nome!

O Gaspacho -desculpem a expressão- caíu que nem gingas! Bem confeccionado e frio como estava, foi puro prazer! Há ali segredo. Nunca vimos um caldo de tomate "verdadeiro", tão vermelho e saboroso. Do carapauzinho, frito a rigor, não se deixava nada para contar a história! E a seguir, bem... a seguir, quando parecia que tudo estava já tão bem resolvido no nosso estômago, trouxeram-nos a Galinha de Cabidela com Arroz! E que bem que se apresentou. Também "verdadeira" esta galinha, o sangue q.b com o azeite em harmonia "escorregativa", faziam um caldinho do melhor para colocar sobre o arroz, que se revelou bem soltinho e esteve sempre "de namoro" com a tal galinha. Um pitéu!
Os vinhos Branco e Tinto Outeiro da Águia (colheita selleccionada 2003, da Herdade do Meio), estiveram ambos à altura. Melhor ainda, pareceu-nos, o tinto com os seus taninos arredondados e algo "amadeirado".
Da encharcada, ainda couberam no estômago (ufa!) duas colherzinhas, que tão bem acompanhadas foram pelo café sem acúcar. O dificil foi "voltar à vida" e "à calma"... Mas os VIPS a isso obrigavam!

Já o "Cozinha de Sto. Humberto", perto da Praça do Alentejo onde há mais japoneses de máquina fotográfica a tiracolo, é lugar de paredes caiadas e com história, onde apetece entrar e ír ficando. Na Rua da Moeda, este espaço surgiu da recuperação de uma antiga adega. Apresenta a gastronomia mais típica do Alentejo e por vezes algo maís. Nós escolhemos "o algo mais", que se chamou Medalhão de Vitela e Bacalhau à Sto. Humberto. Muito melhor o segundo. Que "crocante" e branco o bacalhau, que boa maré de azeite à sua volta e que batatinhas estaladiças! E o vinho Fundação Eugénio de Almeida, 2003, que generoso! Tão amável estava, que nos estimulou largamente o sorriso, melhor o riso, melhor as gargalhadas. Felizmente, o empregado do restaurante era daqueles simpáticos e profissionais, como não há muitos. Esteve cúmplice connosco e com as nossas risadas. Era dia de felicidade e os momentos eram de prazer, a propósito do aniversário e do aniversariante.
Aspecto recomendável tinha também qualquer das sobremesas conventuais. Contudo, resolvemos partilhar uma taça enorme de cerejas. E, coisa rara, comemos cerejas seguramente da Cova da Beira, donde são provenientes as melhores, que não se encontram frequentemente.

Já experimentaram cerejas "mergulhadas" num vinho branco dos bons? Pois experimentem que é do melhor!

Sempre que apeteça e a carteira não impeça estes são Restaurantes onde será bom regressar.

...Ao desencanto que me trazem certas pessoas

A semana que passou trouxe-me dias de desencanto.
A minha amiga Ana C., para me transmitir força (como sempre) ofereceu-me este poema:
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
//Sophia de Mello Breyner Andersen

Numa semana em que tive tantos dissabores, numa semana em que morreram três pessoas "contra a corrente", as palavras de Sophia parecem explicar tudo!
Por mais que doa, não penso que possa começar agora a usar máscara. Por causa disso aparecem-me muitas vezes "perigos". Mas sou o que sou. Apesar da dor, penso que posso tornar o sofrimento opcional. Opto assim por (tentar) não sofrer e por continuar.
... E perdoem-me, mas não sou como eles!

...Do encanto de te ter

Para ti,

Se fosses luz serias a mais bela
De quantas há no mundo: - a luz do dia!
- Bendito seja o teu sorriso
Que desata a inspiração
Da minha fantasia!
Se fosses flor serias o perfume
Concentrado e divino que perturba
O sentir de quem nasce para amar!
- Se desejo o teu corpo é porque tenho dentro de mim
A sede e a vibração de te beijar!
Se fosses água - música da terra,
Serias água pura e sempre calma!
- Mas de tudo que possas ser na vida,
Só quero, meu amor, que sejas alma!

//António Botto

Foi ontem, mas hoje continuas a estar de Parabéns!! Sou uma sortuda por ter estado a teu lado nos teus últimos dezasseis (tantos já?) aniversários.

A nossa menina e eu somos umas privilegiadas por te ter como o "homem da casa"...:-))

AMO-TE.

sexta-feira, junho 10, 2005

Fumaças


Fumar ou não fumar that is the question!
Claro que a mensagem deverá ser: tudo o que fazemos devemos fazê-lo tendo em conta os riscos, para os outros, mas também para nós. Mas, a questão não se coloca tanto na perspectiva dos malefícios que o tabaco apresenta (e que todos conhecemos). Trata-se essencialmente da nossa forma de estar na vida, em que a liberdade de cada um deverá ser sempre respeitada.
Existem uma série de exemplos em matéria de comportamentos "perigosos": a má condução nas estradas, a adicção aos vários tipos de "drogas", a alimentação desregrada e mesmo certos comportamentos sociais. Todas estas atitudes, são também elas repletas de malefícios para qualquer cidadão! Porém, todas estas realidades são, de alguma forma, passíveis de desculpabilização.
No que toca ao respeito pelo indivíduo, ao direito à informação/formação e a outros assuntos que dizem respeito à cidadania, consideramos que qualquer um de nós deverá saber conviver de uma forma harmoniosa, considerando que as vontades, as opiniões e os "espaços" devem sempre ser respeitados.
Mas, o principal daquilo que queríamos transmitir é que, uma boa "cigarrada" (seja ela de que origem for), deverá ser concretizada sempre que nos apetece. Como é evidente, nunca de forma compulsiva ou como expressão "do social", nem decorrente de "vaidades" pessoais.
O prazer deve estar, permanentemente, subjacente aos momentos de felicidade de cada um. De uma boa bebida a um prato mais calórico ou a uma outra qualquer "loucura".
Quando estamos felizes, quando queremos celebrar algum acontecimento das nossas vidas, quando queremos erguer um brinde a alguém de quem gostamos, ou "sómente" pelo prazer da degustação e dos sentidos, não devemos permitir que certos fundamentalismos, moralismos e outros "ismos" nos perturbem.
"Esfumacemos" pois, com gosto e prazer. Se assim for... veremos que não mata!
Cubana
Posted by Hello

quinta-feira, junho 09, 2005

Hoje é dia de Festa!!!

Querida Ana C.,
O texto de ontem, foi particularmente dedicado a ti. Olhar mais alto é aquilo que tens (temos) que fazer! Pôr o nosso coração em festa. Por grandes motivos, por pequenos motivos e por motivos assim assim.
Obrigada por tudo o que me (nos) tens dado nos últimos meses e por tudo aquilo que ainda está para vir! Não esqueças, que a tua beleza não é só a exterior (que é evidente!:-)) Muitos de nós conseguimos ver-te também com o coração e sabemos que és linda por dentro!
Hoje é o teu dia! Dia de Festa! Desejo-te grandes e bons momentos. E já que não posso mandar um avião pelos céus de Alvito a dizer quanto te prezo, aqui ficam as palavras de um poeta. Palavras de engenho, arte e verdade. Para ti:
Quando o amor morre dentro de ti,
Caminha para o alto onde haja espaço,
E com o silêncio outrora pressentido
Molda em duas colunas os teus braços.
Relembra a confusão dos pensamentos,
E neles ateia o fogo adormecido
Que uma vez, sonho de amor, teu peito ferido
Espalhou generoso aos quatro ventos.
Aos que passarem dá-lhes o abrigo
E o nocturno calor que se debruça
Sobre as faces brilhantes de soluços,
E, se ninguém vier, ergue o sudário,
Que mil saudosas lágrimas velaram;
Desfralda na tua alma o inventário
Do templo onde a vida ora de bruços
A Deus e aos sonhos que gelaram
//Rui Cinatti//
Que o teu dia seja repleto de poesia, cheia de palavras positivas e de verdade! Que a tua vida se transforme num palco de emoções, de "brilho" e de vida.
Hoje, tens obrigação de oferecer-te o Moet et Chandon e os morangos!! Vais ver o bem que faz à alma!!
Um abraço do tamanho da planície.
P.S. Obrigada Luís e obrigada Carlos pelo V. contributo para os posts de ontem e hoje. Ela merece!

quarta-feira, junho 08, 2005

Olhar mais Alto


Pequena Flor Posted by Hello
“ Há filmes, músicas, situações sociais, pessoas que nos elevam, nos transportam para cima. Enchem-nos de entusiasmo, reforçam a nossa capacidade de sentir, de compreender. Intensificam a nossa inteligência, a nossa dignidade, o nosso sentido moral. Dão-nos impulso, força vital, coragem. Fazem-nos desejar o bem. Acendem em nós uma centelha divina. Outros, pelo contrário, esvaziam a nossa inteligência e o nosso coração, estupidificam-nos, envilecem-nos, esmagam-nos na água estagnada, na lama. A coragem é também ir à procura daquilo que nos eleva.” Esta é talvez a melhor resposta para a questão “Como podemos encontrar esperança quando a nossa mente e o nosso coração são martirizados pelo desespero?” Acredito, verdadeiramente, que é preciso procurar aquilo que nos eleva. Isso passa em grande parte pela nossa relação com os que nos rodeiam. Mas apenas com aqueles que valem a pena! Para quê gastar energias com pessoas e situações que, já sabemos, só nos “põem para baixo?”
Busquemos aquilo que nos impulsiona e olhemos mais alto!

sábado, junho 04, 2005

Dias dificeis que acabam bem!

Foi difícil o dia ontem! O jantar para o qual foramos convidados, acabou mesmo por salvar o nosso dia.
A nossa querida menina nem parecia a "boa selvagem" a que estamos habituados. Portou-se "by the book", no meio de quatro adultos que falavam de "desenvolvimento sustentável, de hotelaria e restauração"...
"Posso começar a comer?", "Posso levantar-me da mesa"? Bracinhos junto ao corpo, talheres usados "quase" com elegância... (Nestas ocasiões até parece que valem a pena "as aulas" que todos os dias lhe vamos dando sobre as coisas)... Parece que percebeu que estávamos necessitados de uns momentos de "libertação"!
O espaço "Quinta dos Prazeres" ajudou, o Vítor Galhetas ajudou, o Jorge Duque (da Casa de Viana) também.
Acrescente-se a ajuda dos carapaus de escabeche, do lombo de porco com molho de coentros bem acompanhado pelo arroz árabe e, "last but not least", a ajuda gentilíssima do vinho "Convento da Tomina". Diriam os entendidos: excelente final de boca, com PAI (persistência aromática intensiva) e tudo!
Deste modo, um dia que tinha sido, por várias razões, daqueles para esquecer, acabou por ser bem concluido. Óbviamente só fechou com chave de ouro, porque subimos a rua os três e regressámos, mais em harmonia, à nossa casa. Com a miúda cansadíssima, porque depois da "etiqueta", fartou-se de brincar no óptimo espaço que é a "Quinta dos Prazeres"!
Moral desta história: Quando os dias são daqueles "pesados", nada como pensar que amanhã é sempre um dia novo. A estrear!

sexta-feira, junho 03, 2005

Hoje apetecia-me poder falar só de amor contigo!
Tu mereces muito que eu te fale de amor.

Quando a vida nos apresenta uma ementa de pratos menos saborosos, é preciso continuar a procurar alimentos que nos dêm prazer!

Um beijo de amor para ti, meu marido e companheiro de todas as viagens.

No resto deste dia, vamos só falar de amor?

... Parece-me que também podemos ter um bom jantar!